Ajuda

Conteúdo da Ajuda

Fechar
Navegar
Buscar
Busca avançada
Busca por categoria de assunto
Comunidades
Coleções
Entrar na Biblioteca
Depositar documentos
Formatos de arquivos
Indentificadores persistentes (handles)
Meu Espaço
Editar perfil
Inscrever-se para alerta de e-mails
 

O Dspace tem o objetivo de reunir, organizar, disseminar e dar acesso a documentos, publicações e outros conteúdos de participação social, dando-lhe maior visibilidade, disponibilidade e acesso permanente.


Navegar topo

A navegação permite percorrer uma lista de itens em uma determinada ordem:

Navegar por Comunidade / Coleção leva você a percorrer pelas comunidades em ordem alfabética e permite que você veja as subcomunidades e coleções dentro de cada comunidade.

por Título permite percorrer uma lista alfabética de todos os títulos de documentos depositados no Dspace.

por Autor permite navegar por uma lista alfabética de todos os autores de documentos depositados no Dspace.

por Assunto permite navegar por uma lista alfabética de assuntos atribuídos aos documentos do Dspace.

por Data permite navegar por uma lista de todos os itens do Dspace, em ordem cronológica de data de publicação.

por Tipo de documento permite navegar por uma lista alfabética de todos os tipos de documentos depositados no Dspace.

Ao se cadastrar no Dspace, você pode:

Depositar é a função que permite aos usuários adicionar um item no Dspace. O processo de submissão inclui o preenchimento de informações sobre o item em um formulário de metadados e fazer o carregamento do(s) arquivo (s) que compreende(m) o item digital. Cada comunidade pode estabelecer a sua própria política de submissão.

Meu Espaço é uma área de trabalho mantida para cada usuário cadastrado no Dspace. Esta página pode conter uma lista de itens que estão em processo de submissão pelo usuário e tarefas pendentes que precisam ser executadas como editar, verificar, rever submissões de outros usuários ou dele próprio.

Editar perfil permite que você mude sua senha e/ou altere suas inforações pessoais.

Sobre leva você até o sítio do software DSpace para mais informações sobre o seu desenvolvimento.


Buscar topo

Para realizar buscas no Dspace, utilize as caixas “Busca simples nas Comunidades” ou “Busca Avançada nas Comunidades” na parte superior, ou a pesquisa nos menus de navegação.

Para limitar a busca a uma comunidade, subcomunidade ou coleção específica, navegue para essa comunidade, subcomunidade ou coleção pelos botões na página inicial e utilize a caixa de busca nessa página.

O DSpace usa o motor de busca Jakarta Lucene para pesquisas textuais. Seguem a abaixo algumas informações importantes para você formular a sua busca:

O que não é procurado – palavras vazias (Stop Words)

O motor de busca ignora determinadas palavras, por exemplo, artigos, preposições e advérbios, que ocorrem com frequência em Português e em outros idiomas. São elas

"a", "as, "o"“ o”, "os" , "de" , "para" , "mas" , "por" , "para" , "se , "em" , "até", "e" ,"no" , "na" , "num" , "numa" , "ou" , "cada", "um" , "uma".

Truncagem
Use um asterisco (*) depois de uma parte da palavra para recuperar itens que contenham palavras começadas pelo fragmento de palavra:

Exemplo: *part irá recuperar participação, participante, participativo,

Recuperação das variações morfológicas (Stemming)
O motor de busca expande automaticamente a palavra podendo recuperar as palavras no plural ou flexionadas.

Exemplo: Se a busca for pela palavra “escreve” o resultado irá trazer as variações “escreve’”, “escrevemos” etc.

Decorrentes
O motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir plurais, tempos passados ​​... etc.

Buscando por Frase
Para buscar termos compostos ou frase, coloque aspas duplas "...”. O sistema irá retornar resultados pela expressão ou frase exatamente como digitada.

Buscando por palavra exata
Coloque o sinal de mais (+) antes da palavra se desejar que ela apareça no resultado.

Exemplo: "formação + conselheiros” a palavra formação é facultativa, mas a palavra "conselheiros” deve obrigatoriamente aparecer no resultado.

Eliminar itens com palavras indesejadas
Colocar o sinal de menos (-) antes de uma palavra significa que ela não deve aparecer nos resultados da busca. Para obter o mesmo resultado você pode optar pela operador NOT. Este procedimento limita o resultado, eliminando os itens indesejados da lista de resultados.

Exemplo: Movimento - urbano OU movimento NOT urbano

Os itens na lista de resultado devem conter o termo "movimento", exceto aqueles itens que contêm o termo "urbano".

Comunidades topo

O conteúdo do Dspace, Comunidades, Subcomunidades e Coleções. Uma Comunidade pode conter um número ilimitado de Subcomunidades, uma Subcomunidade pode conter um número ilimitado de Coleções e uma Coleção pode conter ilimitados Itens. Essa organização flexível permite acomodar as necessidades das diferentes Comunidades possibilitando:

As Comunidades são mostradas em página própria e terão suas informações, notícias e links próprios, além de mostrar a lista das suas subcomunidades e respectivas Coleções.


Coleções topo

As comunidades podem manter um número ilimitado de coleções. As coleções podem ser organizadas em torno de um tema, ou por tipo de documento ou por qualquer outro método de classificação que uma comunidade considere útil para organizar os seus itens digitais. As coleções podem ter políticas e fluxos de trabalho diferentes em uma mesma Comunidade.

As Coleções tem sua própria página para exibição de informações, notícias e links de interesse particular dos usuários dessa coleção.


Entrar no Dspace topo

Para acessar as áreas restritas você vai precisar de um cadastro. O cadastramento é livre e qualquer usuário pode fazê-lo para se tornar um assinante do Dspace. No entanto, algumas tarefas, como a submissão de Itens, requerem, além do cadastro, uma autorização.

Para se cadastrar clique em “Meu espaço” ou “Editar perfil” isso o remeterá um formulário para logar-se, com uma opção para usuários novos. O clique nesta opção irá abrir formulário para entrar com o seu e-mail. Antes de logar-se pela primeira vez, será necessário registrar-se no sistema, clicando em "Novo usuário? Clique aqui para se registrar" e siga as instruções. Entre com seu e-mail e senha no formulário de login que aparece. O seu endereço de e-mail deve incluir o seu nome de usuário e nome de domínio. Não é sensível a maiúsculas.

Exemplo: joaosilva@mycorp.com

Digite sua senha exatamente como você entrou originalmente.


Depositar topo

Pausa durante o processo de submissão

Em qualquer ponto do processo de submissão você pode parar e salvar seu trabalho para retomá-lo mais tarde, clicando no botão "Cancelar / Salvar". As informações que você digitou serão guardados até que você volte ao processo de submissão e você será lembrado na sua página "Meu espaço" que você tem uma submissão em processo. A qualquer momento você poderá retomar o processo ou cancelar a submissão a partir da sua página "Meu espaço".

Selecionar Coleção

Barra de acompanhamento:

Na parte superior da página apresentar você encontrará sete botões ovais que representam cada etapa do processo de submissão. Os botões mudam de cor conforme as etapas de submissão vão sendo concluídas. Para navegar pelas páginas de submissão, você também pode usar esses botões para avançar ou recuar dentro do processo, clicando sobre eles, sem perder as informações já inseridas.

Selecionar Coleção

Clique na seta à direita da caixa drop-down para ver uma lista de coleções. Mova o mouse para a coleção na qual você deseja adicionar o item e clique.

Você deve ser autorizado por uma comunidade para submeter itens em uma coleção. Se lhe for negada permissão para submeter na coleção que você escolheu, entre em contato com o Administrador da Biblioteca Digital para mais informações.

Clique no botão "Próximo" para continuar, ou "Cancelar / Salvar" para cancelar ou salvar sua submissão.


Depositar: Descrição do Item - Página 2 topo de Depositar topo

A informação que você preencher na próximas duas páginas são os metadados que descreverão o Item, fazendo com que a busca possa ser efetuada. Busca. Portanto, quanto mais ricos forem os metadados, mais "encontrável" será o item que você está depositando. O padrão de metadados utilizado no Dspace é o Dublin Core.


Tipo de documento:

Selecione o tipo de documento que corresponde ao Item que você está depositando, clicando na seta à direita do formulário. Ao selecionar a opção desejada o campo será preenchido automaticamente.


Título:

Digite o título completo pelo qual este Item será identificado no Dspace. Todos os itens da Biblioteca Digital deve ter um deve ter um título!


Título(s) alternativo(s):

Se o item tiver um título alternativo válido, por exemplo, um título em outro idioma ou um título abreviado, digite-o neste campo.


Autor:

É a pessoa ou entidade responsável pela criação do conteúdo do item. Ao clicar no botão "Adicionar mais" você pode adicionar tantos nomes quantos forem os autores do item que está depositando.


Colaborador:

É a pessoa ou entidade que contribuiu com a criação do conteúdo do item. Ao clicar no botão "Adicionar mais" você pode adicionar tantos nomes quantos forem os colaboradores do item que está depositando.


Data de Publicação:

Digitar a data da publicação. Apenas o ano é de preenchimento obrigatório. Caso não tenha informação do mês e dia deixe os campos sem preenchimento.


Depositar: Descrição do Item - Página 3 topo de Depositar topo

Assunto / Palavras-chave:

Digite quantas palavras-chave forem necessárias para descrever o(s) assunto(s) do Item, a partir do termo geral para o mais específicos. Quanto mais palavras você fornecer, mais chances este Item terá de ser recuperado. Utilize um campo para cada termo ou expressão de assunto. Para obter mais campos clique no botão "Adicionar mais".

A comunidade pode sugerir o uso de um vocabulário, taxonomia, ou tesauro específico. Neste caso, selecione os termos desse instrumento.


Descrição do recurso:

Aqui você pode entrar em qualquer outra informação que descreve o Item que você está submetendo ou comentários que possam ser de interesse para os usuários do Item.


Resumo:

Você pode recortar e colar um resumo neste campo ou você pode digitá-lo. Não há limite de tamanho do resumo. A inclusão de resumo auxilia o usuário final e melhora a capacidade de busca e recuperação do sistema.


Resumo em língua estrangeira:

Você pode recortar e colar os resumos em outros idiomas neste campo ou você pode digitá-lo. Não há limite de tamanho dos resumos em outros idiomas. Ao clicar em “Adicionar mais” você pode incluir resumos em diferentes idiomas. A inclusão de resumo em outro idioma auxilia o usuário final e melhora a capacidade de busca e recuperação do sistema.


Sumário

Você pode recortar e colar o sumário do documento neste campo ou você pode digitá-lo. Não há limite de tamanho do sumário. A inclusão do sumário auxilia o usuário final a conhecer a estrutura do documento e melhora a capacidade de busca e recuperação do sistema.


Editora:

Digite o nome da editora do item.


Formato do arquivo:

Selecione o formato do arquivo do Item que você depositando, clicando na seta à direita do formulário. Ao selecionar a opção desejada o campo será preenchido automaticamente.


Link fonte:

Se o Item que você está depositando está disponível em um sítio internet, inclua aqui o link para essa fonte.


ISSN:

Se o item que você está depositando é uma publicação seriada (boletim, revista, anais de evento) que possua ISSN inclua aqui o código que está registrado no Item.


ISBN:

Se o item que você está depositando é uma publicação monográfica (livro, relatório, anais de evento) que possua ISBN inclua aqui o código que está registrado no Item.


Idioma:

Selecione o idioma do conteúdo intelectual do seu item. Se o default (Português) não é apropriado, clique na seta à direita da caixa suspensa para ver uma lista de idiomas.


Relação:

Se o Item que você está depositando está relacionado a outros documentos digitais, inclua aqui o link para esses documentos.


Cobertura espacial:

Se o Item que você está depositando está relacionado a um local geográfico ou uma jurisdição específica, inclua aqui o nome do local ou da jurisdição.


Cobertura temporal:

Se o Item que você está depositando está relacionado a um período de tempo específico, inclua aqui a data ou período de tempo.


Detentor(es) dos direitos da licença:

Se o Item que você está depositando está protegido pela Lei dos Direitos Autorais, digite aqui o nome do detentor dos direitos de autor.


Licença Atribuída:

Selecione o tipo de licença atribuída ao Item, clicando em uma das opções disponíveis.

Clique no botão "Próximo" para continuar, ou "Cancelar / Salvar" para cancelar e salvar ou cancelar sua submissão.


Depositar: Vocabulário controlado topo de Depositar topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de determinados tipos de conteúdo ou assunto. Estes são desenvolvidos para padronizar a forma que os materiais semelhantes são classificados em arquivos.

A categorização do material usando um vocabulário controlado aumenta a probabilidade de resultados relevantes serem recuperados pelos usuários.

Para digitar um termo de vocabulário controlado, selecione "Categorias de Assunto" debaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua submissão. Depois de ter encontrado o termo que você deseja inserir, clique sobre ele para que seja automaticamente inserido no formulário de submissão e a janela pop-up se feche. Você pode adicionar quantos termos quiser Use "Adicionar mais" à direita para gerar mais caixas de entrada.

Filtrar a lista de categorias irá remover da lista todos os termos que não correspondem ao filtro. Os termos restantes podem ser qualquer de categoria ou subcategoria que contém o termo de filtro em qualquer lugar na hierarquia. Expandindo cada categoria serão mostrado quais os termos (ou subterramos) foram encontrados no filtro.


Depositar: Carregar um arquivo topo de Depositar topo

Clique em "Selecione um arquivo..." e será exibida uma janela com os arquivos de seu computador. Navegue pelas pastas até encontrar o arquivo desejado. Dê um duplo clique no nome do arquivo para inseri-lo no campo.

Caso o nome do arquivo esteja correto no campo, clique em "Próximo" para continuar.

Descrição de arquivo

Este campo ajudará a identificar o conteúdo de cada arquivo, por exemplo, "artigo principal" ou "imagens" ou "conjunto de dados". Entre com a descrição de arquivo e clique no botão "Próximo”.



Depositar: Formatos de arquivo top of submit topo

Para arquivar e liberar o arquivo é necessário indicar o seu formato, por exemplo "PDF", "HTML" ou "DOC". Caso o sistema não reconheça automaticamente o formato do arquivo que você carregou, será necessário descrevê-lo. Se o formato do arquivo aparece na lista oferecida, clique nele e, em seguida, em "Enviar". Caso o formato não conste da lista, clique em "formato não listado" e descreva o formato no campo na parte inferior da página e não se esqueça de informar o formato e versão, por exemplo, "Autodesk AutoCAD R20 para UNIX".

Para mais informações sobre formatos de arquivo, consulte Formatos aceitos pelo DSpace.

Arquivo carregado

Após carregar o arquivo, verifique se o carregamento foi efetuado corretamente. Há duas formas de fazer esta verificação:

Caso esteja carregando apenas um arquivo e esse foi carregado corretamente clique em "Próximo" para avançar no processo.

Caso esteja carregando mais de um arquivo, clique em "Adicionar outro Arquivo" (este botão será visto apenas de a opção "O item consiste de mais de mais de um arquivo" na página inicial da submissão tiver sido marcada). Depois que todos os arquivos tiverem sido carregados com sucesso, clique no botão "Próximo".

Caso esteja carregando uma página HTML com arquivos incorporados, clique no botão "Adicionar mais um arquivo". Assegure-se de carregar todos os arquivos incorporados no arquivo HTML. Após verificar a página HTML clique em "Próximo".

Checksums

O DSpace gera um número, denominado checksum padrão MD5 para verificação da integridade de cada arquivo.

Pode-se utilizar esse número para verificar se o arquivo foi enviado corretamente comparando com o checksum fornecido pelo computador fonte do arquivo (aquele onde o arquivo está originalmente).

Caso queira verificar a integridade do arquivo com o checksum, clique em "Mostrar checksums" na página de "Arquivo enviado". O sistema gera o checksum para todo arquivo enviado e será necessário um programa local para fazer o mesmo, depois é só comparar os dois números. Os sistemas baseados em UNIX já geram esse tipo de checagem. Para os sistemas Microsoft, como o Windows, existem programas gratuitos como o: try md5 (da http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, da Cygwin (http://www.cygwin.com/). Estes programas deverão ser executados a partir de um comando em linha. Os dados exibidos pela ferramenta md5 devem ser exatamente iguais aos relatados pelo Dspace.


Depositar: Verificar submissão topo de Depositar topo

Esta página permite que você reveja a informação digitada para descrever o Item (metadados). Para corrigir ou editar informações, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões ovais na barra de progresso no topo da página para ir direto à página correspondente àquela fase de submissão. Depois de verificada a submissão, clique no botão "Próximo" para continuar.

Clique em "Cancelar / Salvar" para cancelar ou salvar sua submissão.


Depositar: Licença topo de Depositar topo

O sistema requer que uma licença seja especificada antes de um Item ser arquivado. Leia a licença com atenção e se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Administrador do Dspace.


Depositar: Submissão completa topo de Depositar topo

Agora que sua submissão está completa, passará para o fluxo de trabalho da Coleção a qual foi submetida. Algumas Coleções possuem passos de Edição e Checagem de metadados e outras são arquivadas automaticamente. Um e-mail é enviado tão logo o Item seja arquivado ou caso tenha algum problema (para as coleções que tenham edição e checagem). Para verificar o status da submissão, vá até o "Meu espaço". Caso tenha dúvidas sobre a Coleção entre em contato como o responsável pela comunidade.


Handle topo

Quando seu item é arquivado no Dspace, ele recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de servidor. O Dspace utiliza o Handle System, para manter um identificador conhecido como "handle," utilizado para objetos digitais e outros recursos da Internet. O Handle System é administrado por Corporation for National Research Initiatives (CNRI).


Meu Espaço topo

Caso você seja Depositante, Supervisor, ou membro da equipe do Dspace, você poderá ter uma área denominada "Meu espaço". Nela pode-se achar:


Editar perfil topo

Esta página permite que você altere as informações fornecidas no Cadastro. É necessário estar logado para acessar esta página.


Inscrição para alertas de e-mail topo

Os usuários podem se cadastrar para receber alertas de e-mail de novos itens adicionados às coleções. Os usuários podem se cadastrar em quantas coleções desejar. Para se cadastrar:


Para mais informações...

topo

Para obter ajuda ou tirar dúvidas específicas entre em contato com o Administrador do Dspace. Para obter informações e notícias sobre o software DSpace, visite a página do Administrador do Dspace.

Para obter informações e notícias sobre o software DSpace, visite o site do DSpace.