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dc.contributor.authorVieira, Rosana Fidelis Coelho-
dc.contributor.authorSouza, Tania Vignuda de-
dc.contributor.authorOliveira, Isabel Cristina dos Santos-
dc.contributor.authorMorais, Rita de Cássia Melão de-
dc.contributor.authorMacedo, Isabela Fornerolli de-
dc.contributor.authorGois, Jakcilane Rosendo de-
dc.date.accessioned2022-08-30T17:10:00Z-
dc.date.available2022-08-30T17:10:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/10492-
dc.description2017;21(1):e20170019-
dc.description.abstractObjetivos: Analisar a apreensão da cultura hospitalar pelas mães/acompanhantes e discutir a construção dos sistemas simbólicos pelas mães e suas implicações para a prática de enfermagem pediátrica. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo. Doze mães que acompanhavam seus filhos internados com câncer na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico participaram da entrevista não diretiva em grupo. O referencial teórico está vinculado ao conceito de cultura de Clifford Geertz e os dados foram submetidos a análise temática. Resultados: As mães estabelecem interação no hospital, adquirem conhecimentos técnicos e terminologias científicas e apreendem os cuidados resgatando sua autonomia com a criança hospitalizada. Constroem símbolos significantes como: liderança, tomada de decisões e busca de informações. Conclusão: O câncer torna as mães/acompanhantes fortes o suficiente para criar sistemas simbólicos que as ajudam a sobreviver no cenário hospitalar. A equipe de enfermagem deve ajudar essas mães a resgatarem sua autonomia.-
dc.publisherEsc Anna Nerypt_BR
dc.subjectCriança Hospitalizadapt_BR
dc.subjectChild, Hospitalizedpt_BR
dc.subjectNiño Hospitalizadopt_BR
dc.subjectNeoplasiaspt_BR
dc.subjectNeoplasmspt_BR
dc.subjectUnidades de Terapia Intensiva Pediátricapt_BR
dc.subjectIntensive Care Units, Pediatricpt_BR
dc.subjectUnidades de Cuidado Intensivo Pediátricopt_BR
dc.titleMothers/companions of children with cancer: apprehension of the hospital culturept_BR
dc.title.alternativeMães/acompanhantes de crianças com câncer: apreensão da cultura hospitalarpt_BR
dc.title.alternativeMadres/acompañantes de niños con cáncer: aprehensión de la cultura hospitalariapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractesObjetivo: Analizar la aprehensión de la cultura hospitalaria por madres/cuidadores y discutir la construcción de los sistemas simbólicos de las madres y sus implicaciones para la práctica de enfermería pediátrica. Métodos: Estudio cualitativo. Doce madres que acompañaban a sus niños hospitalizados en la Unidad de Cuidados Intensivos Pediátrica participaron de la entrevista no directiva de grupo. El marco teórico se vincula con el concepto de cultura de Clifford Geertz y los datos fueron sometidos al análisis temático. Resultados: Las madres establecen la interacción en el hospital, adquieren conocimientos técnicos y terminologías científicas y aprehenden los cuidados, rescatando su autonomía con los niños. Construyen símbolos significativos como: liderazgo, toma de decisiones y la búsqueda de información. Conclusión: El cáncer hace que las madres/cuidadores queden suficientemente fuertes para crear los sistemas simbólicos que ayudan a sobrevivir en el entorno hospitalario. El personal de enfermería debe ayudar estas madres a rescatar su autonomía.-
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