Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/10802
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souto, Jaqueline da Silva Soares | - |
dc.contributor.author | Mercês, Claudia Angélica Mainenti Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Nogueira da | - |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Cezar Gonçalves da | - |
dc.contributor.author | Soares, Samira Silva Santos | - |
dc.contributor.author | Brandão, Marcos Antônio Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T14:50:54Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T14:50:54Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUTO, Jaqueline da Silva Soares et al. Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm., v. 24, p. 1-16, 2022. | - |
dc.identifier.issn | 1518-1944 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/10802 | - |
dc.description | p. 1-16.: il. p&b. | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar as habilidades e experiências desenvolvidas a partir do uso de tecnologias educacionais no raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes de graduação. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em abril de 2020, por meio do acesso online a sete bases de dados, não sendo estabelecido um recorte temporal. Termos de busca como “estudantes de enfermagem”, “tecnologia educacional” e “diagnóstico de enfermagem” foram incorporados nas estratégias de busca. Resultados: Em um universo de 332 títulos e resumos consultados, foram selecionados 21 artigos que respondiam de forma integral à pergunta de pesquisa. Foram identificadas 13 tecnologias educacionais presenciais e 8 virtuais que forneceram habilidades metacognitivas, cognitivas, práticas e experiências do tipo afetivas e motivacionais aos acadêmicos de enfermagem. Conclusão: A maioria das tecnologias presenciais impactaram diretamente no raciocínio diagnóstico dos estudantes, enquanto as tecnologias virtuais contribuíram indiretamente para seu desenvolvimento. | - |
dc.publisher | Rev. Eletr. Enferm. | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Students, Nursing | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Technology | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Nursing Diagnosis | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Nursing diagnostic reasoning learning of students through educational technologies: an integrative review | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.description.abstracten | Objective: To analyze the skills and experiences developed from the use of educational technologies in the nursing diagnostic reasoning of undergraduate students. Method: Integrative literature review performed in April 2020 through online access to seven databases without establishing a time frame. Search terms such as “nursing students”, “educational technology” and “nursing diagnosis” were incorporated into the search strategies. Results: From a universe of 332 consulted titles and abstracts, 21 articles that fully answered the research question were selected. Thirteen face-to-face and 8 virtual educational technologies that provided metacognitive, cognitive and practical skills and affective and motivational experiences to nursing students were identified. Conclusion: Most face-to-face technologies impacted directly on the diagnostic reasoning of students, while virtual technologies contributed indirectly to its development. | - |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais revisão integrativa.pdf | 745.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.