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dc.contributor.authorFranco, Gabriele Alvernaz Silva-
dc.contributor.authorSilva, Liliane Faria da-
dc.contributor.authorSeixas, Flavio Luiz-
dc.contributor.authorGóes, Fernanda Garcia Bezerra-
dc.contributor.authorVollu, Ana Carolina Alves-
dc.contributor.authorLagoeiro, Eduardo Charpinel-
dc.date.accessioned2022-10-11T12:25:23Z-
dc.date.available2022-10-11T12:25:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFRANCO, Gabriele Alvernaz Silva et al. Necessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterápicos antineoplásicos orais. Esc Anna Nery, v. 26, p. 1-10, 2022.-
dc.identifier.issn2177-9465-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/10980-
dc.descriptionp. 1-10.: il. color.-
dc.description.abstractObjetivo: descrever as necessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes com câncer quanto ao tratamento com quimioterápicos antineoplásicos orais. Método: pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida em um hospital federal do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados nos meses de julho a setembro de 2020 a partir de entrevistas semiestruturadas com vinte e três familiares de crianças e adolescentes com câncer em quimioterapia antineoplásica oral. Os dados foram processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires pela Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: dentre os temas que demandam aprendizagem pelos familiares estão administração oral, armazenamento e manipulação dos quimioterápicos orais, além dos efeitos adversos e emergências que demandam atendimento hospitalar. Conclusão e implicações para a prática: no tratamento com quimioterápicos orais, as necessidades de aprendizagem dos familiares de crianças e adolescentes precisam ser problematizadas em práticas educativas dialógicas para, assim, favorecer a segurança, a adesão e a eficácia do tratamento.-
dc.publisherEsc Anna Nerypt_BR
dc.subjectAdministração Oralpt_BR
dc.subjectAdministration, Oralpt_BR
dc.subjectAdministración Oralpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectAntineoplásicospt_BR
dc.subjectAntineoplastic Agentspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectNiñopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.titleNecessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterápicos antineoplásicos oraispt_BR
dc.title.alternativeLearning needs of relatives of children and teenagers under oral antineoplastic chemotherapy treatmentpt_BR
dc.title.alternativeNecesidades de aprendizaje de los familiares de niños y adolescentes en tratamiento con quimioterapia antineoplástica oralpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjective: to describe the learning needs of family members of children and adolescents with cancer regarding treatment with oral antineoplastic chemotherapies. Method: a descriptive qualitative research developed in a federal hospital in Rio de Janeiro, Brazil. Data were collected in the months from July to September 2020 from semi-structured interviews with twenty-three family members of children and adolescents with cancer undergoing oral antineoplastic chemotherapy. Data was processed in the software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires by the Descending Hierarchical Classification. Results: among the themes that demand learning by the family members are oral administration, storage and handling of oral antineoplastic drugs, as well as adverse effects and emergencies that require hospital care. Conclusion and implications for practice: in oral antineoplastic treatment, the learning needs of family members of children and adolescents need to be problematized in dialogic educational practices in order to favor the safety, adherence, and efficacy of the treatment.-
dc.description.abstractesObjetivo: describir las necesidades de aprendizaje de familiares de niños y adolescentes con cáncer en cuanto al tratamiento con quimioterápicos antineoplásicos orales. Método: investigación cualitativa descriptiva desarrollada en un hospital federal de Río de Janeiro, Brasil. Los datos fueron recogidos en los meses de julio a septiembre de 2020 a partir de entrevistas semiestructuradas con veintitrés familiares de niños y adolescentes con cáncer en quimioterapia antineoplásica oral. Los datos fueron procesados en el software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires por la Clasificación Jerárquica Descendente. Resultados: entre los temas que demandan aprendizaje por los familiares están administración oral, almacenamiento y manipulación de los quimioterápicos orales, además de los efectos adversos y emergencias que demandan atención hospitalaria. Conclusión e implicaciones para la práctica: en el tratamiento con quimioterápicos orales, las necesidades de aprendizaje de los familiares de niños y adolescentes necesitan ser problematizadas en prácticas educativas dialógicas para, así, favorecer la seguridad, la adhesión y la eficacia del tratamiento.-
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