Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Fabio Fortunato Brasil de-
dc.date.accessioned2022-12-19T18:46:02Z-
dc.date.available2022-12-19T18:46:02Z-
dc.date.issued2015-05-22-
dc.identifier.issn1809-4481-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11869-
dc.description.abstractNo Brasil, as ações educativas em saúde para escolares estiveram presentes nos discursos oficiais a partir de 1889. Atualmente, a temática é relevante, pois é inegável o papel da instituição em temas ligados à saúde. O objetivo do artigo é analisar a entrada da saúde no espaço escolar através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), classificá-las como práticas pedagógicas e, a partir daí, verificar se elas se alinham com a perspectiva da promoção da saúde. Para isso, são apresentadas cenas cotidianas das ações de saúde nas escolas para permitir a construção de um panorama. Conclui-se que essas ações alteram a dinâmica escolar e que algumas delas se aproximam do conceito de promoção da saúde ao utilizarem determinadas estratégias.pt_BR
dc.publisherPhysis Revista de Saúde Coletiva-
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectÂmbito da Práticapt_BR
dc.subjectScope of Practicept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleA saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeHealth goes to school: health promotion in pedagogical practicespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractIn Brazil, the health education actions for school children were present in official speeches from 1889, and currently, the issue of health in the school traces its relevance worldwide, because the role of schools in health related issues is undeniable. The goal of the paper is to analyze the input of health in schools and classify them as teaching practices. From there, see if they align with the prospect of Health Promotion. The methodological approach used in this article is to present the scientific mosaic scenes of everyday health actions and thus allow the construction of an overview of what happens when health goes to school. We conclude that health actions performed in schools and change the dynamic school that some actions are close to the concept of health promotion strategies.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área técnica Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A saúde vai à escola a promoção da saúde em práticas pedagógicas..pdf141.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.