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dc.contributor.authorCarvalho, Fabio Fortunato Brasil de-
dc.date.accessioned2022-12-19T18:55:00Z-
dc.date.available2022-12-19T18:55:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1984-0470-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11870-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para que a área profissional e o campo do saber referente à Edu cação Física apreendam a saúde de forma ampliada, superando o enfoque biologicista hegemônico. Possui caráter qualitativo e baseou-se em pesquisa de fontes bibliográficas para a confecção de monografia de con clusão do curso de especialização em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Analisou-se criticamente a Carta Brasileira de Prevenção Integrada na área da Saúde na perspectiva da Educação Física – publicação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em 2006, a partir do enfoque radical da Promoção da Saúde. Esse enfoque pode ser sintetizado na proposta de articulação entre saúde e condições de vida, ressal tando as inter-relações de equidade social, através do aumento da capacidade da participação popular, inter setorialidade, fomento de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis à saúde e reorientação do sistema de saúde, baseando-se numa visão ampliada do processo saúde-doença e reconhecendo a multideter minação desse processo (OMS, 1986; Buss, 2000, 2001, 2007; Pedrosa, 2004). Concluiu-se que o documento analisado biologiza e medicaliza a Educação Física em sua relação com a sociedade. Recomenda-se que o mesmo seja revisto a partir da perspectiva crítica ligada à área da Educação Física, a qual relaciona a atividade física e a saúde com questões sociais mais amplas que impedem que os sujeitos tomem decisões mais saudáveis, tais como os condicionantes econômi cos, culturais, étnicos e políticos.pt_BR
dc.publisherSaúde Soc-
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectPhysical Education and Trainingpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectExercício Físicopt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.titleAnálise Crítica da Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde na Perspectiva da Educação Física Através do Enfoque Radical de Promoção da Saúdept_BR
dc.title.alternativeCritical Analysis of the Brazilian Charter of Integrated Prevention in the Field of Health in the Perspective of Physical Education Through the Radical Focus of Health Promotionpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThis work intends to provide a contribution so that the professional area and the field of knowledge referring to Physical Education view health in a broader way, overcoming the biological focus which usually occurs. It has a qualitative character and was based on rese arch into bibliographic sources in order to develop a monograph upon the completion of the Public Health specialization course at the National School of Public Health Sergio Arouca, of the Oswaldo Cruz Foundation. The Brazilian Charter of Integrated Prevention in the Field of Health in the Perspective of Physical Education, a document written by the Federal Council of Physical Education (CONFEF) in 2006, was critically analyzed based on the radical focus of Health Promotion. This focus can be summarized as an articulation between health and life conditions, emphasizing social equity interrelations, through the increase in the capacity for popular participation, intersectoriality, promotion of healthy public policies, creation of environments that are favorable to health, and through a reorientation of the health system, based on a broader view of the health-disease process and on the recognition of the multi-determination of this process (OMS, 1986; Buss, 2000, 2001, 2007; Pedrosa, 2004). We concluded that the document that we analyzed assumes a biological and medical view concerning the relation between Phy sical Education and society. We recommend that this document is revised based on the critical perspective connected with the Physical Education field, which relates physical activities and health to broader social issues which prevent subjects from making healthier decisions, such as economic, cultural, ethnic and po litical conditioning factors.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área técnica Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer



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