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dc.contributor.authorGuerra, Paulo Henrique-
dc.contributor.authorCarvalho, Fabio Fortunato Brasil de-
dc.contributor.authorLoch, Mathias Roberto-
dc.contributor.authorCosta, Filipe Ferreira da-
dc.contributor.authorGuimarães, Jean Augusto Coelho-
dc.contributor.authorNakamura, Priscila Missaki-
dc.date.accessioned2022-12-20T12:10:43Z-
dc.date.available2022-12-20T12:10:43Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.isbn978-65-86812-01-5-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11875-
dc.description.abstractComo já apontado em capítulos anteriores, a criação do SUS fomentou uma concepção mais abrangente de saúde, que incorpora em seu debate e em sua práxis, para além do enfoque biomédico, o reconhecimento dos aspectos contextuais das pessoas, preconizando, para tanto, abordagens mais complexas frente às reais necessidades de saúde da população brasileira. Um dos pontos centrais dessa concepção ampliada de saúde corresponde a superação das ações centradas na lógica curativista por meio da busca de estratégias multi e interprofissionais nos distintos cenários de atenção à saúde, sob o prisma da promoção da saúde. A PNPS (BRASIL, 2014) configura-se como um marco para o fortalecimento dessa nova concepção, preconizando os valores, princípios e diretrizes norteadoras do processo de atenção à saúde no país (MALTA et al., 2016). No texto da PNPS também são apontados oito temas prioritários para o fortalecimento de ações de promoção da saúde no SUS, visto seu impacto no perfil de morbimortalidade da população brasileira (BRASIL, 2014). Dentre estes temas prioritários, estão as práticas corporais e atividades físicas, por se configurarem como um comportamento modificável e também, por seu papel na prevenção e/ou tratamento das DCNTs (WARBURTON; BREDIN, 2017; EKELUND; YATES, 2019), que, por sua vez, representam a maior causa de mortes no Brasil (FRANÇA et al., 2017; PEIXOTO, 2020). Este olhar conferido às práticas corporais e atividades físicas propulsionou 148 a introdução de profissionais de Educação Física nos cenários de ABS do SUS a partir de uma política nacional, uma vez que já existiam iniciativas locais e municipais. Atualmente, as intervenções dos profissionais de Educação Física na ABS-SUS ocorrem especialmente nos contextos das equipes multiprofissionais, atualmente nomeadas como NASF-AB, que foram criados em 2008 e no Programa Academia da Saúde, instituído em 2011 pelo Ministério da Saúde. O SUS teve grande importância na ampliação do acesso às práticas corporais e atividades físicas no contexto brasileiro, fortalecendo, inclusive, a ideia do seu acesso como direito de todos (LOCH et al., 2018). Entretanto, apesar de todo este aporte das políticas públicas de saúde à promoção das práticas corporais e atividades físicas e ao trabalho do profissional de Educação Física na ABS, o SUS vem enfrentando, pelo menos desde 2016, importantes ameaças. Permeando-se por esta conjuntura maior, é objetivo deste capítulo tecer alguns apontamentos sobre a formação inicial e intervenção profissional no contexto da ABS SUS.pt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde-
dc.subjectExercício Físicopt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectCiências da Nutriçãopt_BR
dc.subjectNutritional Sciencespt_BR
dc.subjectAparência Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Appearance Bodypt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectÁrea Programática de Saúdept_BR
dc.subjectCatchment Area Healthpt_BR
dc.subjectCentros Médicos Acadêmicospt_BR
dc.subjectAcademic Medical Centerspt_BR
dc.titleA Inserção da Atividade Física na Atenção Básica à Saúde por meio da extensão universitáriapt_BR
dc.TypeBookpt_BR
dc.degree.grantorSociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, Florianópolis - Santa Catarinapt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área técnica Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer



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