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dc.contributor.authorCoeli, Claudia Medina-
dc.contributor.authorAlmeida, Liz Maria de-
dc.contributor.authorRocha, Thiara C. G.-
dc.contributor.authorCamargo Junior, Kenneth Rochel de-
dc.date.accessioned2023-01-06T14:13:09Z-
dc.date.available2023-01-06T14:13:09Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.issn1981-5271-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12259-
dc.description.abstractA utilização da internet representa uma alternativa que possibilita maior interação entre o corpo docente e o discente, além de permitir a difusão e a incorporação de conteúdo atualizado eficientemente. OBJETIVO: Apresentar a estrutura de uma homepage (HP) desenvolvida para apoiar o ensino de Epidemiologia no curso de Medicina da UFRJ e realizar uma análise exploratória do acesso à mesma. MÉTODOS: A estrutura da HP foi definida a partir dos resultados obtidos durante a fase experimental de um projeto de monitoria virtual. Foi construído um banco de dados com informações sobre a data e hora do acesso à HP e o endereço IP (Internet Protocol) de onde o mesmo foi originado. O período estudado correspondeu às dez primeiras semanas do curso de Epidemiologia ministrado a uma turma do primeiro semestre de 2002. RESULTADOS: A homepage (http://www.nesc.ufrj.br/ epidemiologia) contém as seguintes seções: perguntas mais frequentes, entrevistas, material do curso, projetos de pesquisa na área de Epidemiologia, conexões paro outros sites e questões antigas de residência médica. Durante o período estudado, foram registrados 3.005 acessos, a maior parte deles (44,7%) realizada nas semanas que antecederam as avaliações do curso. Apenas 6,6% dos acessos foram efetuados dentro da UFRJ, sendo o período de maior utilização compreendido entre 78 e 24 horas (38,1%). CONCLUSÕES: Os resultados sobre o perfil de acesso sugerem um padrão de utilização orientado primordialmente para a obtenção de um bom desempenho nas avaliações, o que pode ser explicado pela dificuldade de incorporação de uma nova cultura de aprendizagem. Por outro lado, a melhor utilização do site depende do desenvolvimento e disponibilização de aplicativos que estimulem uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizado.pt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.subjectEpidemiologypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEducation Medicalpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectStudents Medicalpt_BR
dc.subjectInformática em Saúde Públicapt_BR
dc.subjectPublic Health Informaticspt_BR
dc.titleEpidemio Online: Um Site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicinapt_BR
dc.title.alternativeEpidemio Online: a Website to Support Teaching and Learning of Epidemiology during Undergraduate Medical Trainingpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
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