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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Coeli, Claudia Medina | - |
dc.contributor.author | Almeida, Liz Maria de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Thiara C. G. | - |
dc.contributor.author | Camargo Junior, Kenneth Rochel de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T14:13:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T14:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.issn | 1981-5271 | - |
dc.identifier.uri | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12259 | - |
dc.description.abstract | A utilização da internet representa uma alternativa que possibilita maior interação entre o corpo docente e o discente, além de permitir a difusão e a incorporação de conteúdo atualizado eficientemente. OBJETIVO: Apresentar a estrutura de uma homepage (HP) desenvolvida para apoiar o ensino de Epidemiologia no curso de Medicina da UFRJ e realizar uma análise exploratória do acesso à mesma. MÉTODOS: A estrutura da HP foi definida a partir dos resultados obtidos durante a fase experimental de um projeto de monitoria virtual. Foi construído um banco de dados com informações sobre a data e hora do acesso à HP e o endereço IP (Internet Protocol) de onde o mesmo foi originado. O período estudado correspondeu às dez primeiras semanas do curso de Epidemiologia ministrado a uma turma do primeiro semestre de 2002. RESULTADOS: A homepage (http://www.nesc.ufrj.br/ epidemiologia) contém as seguintes seções: perguntas mais frequentes, entrevistas, material do curso, projetos de pesquisa na área de Epidemiologia, conexões paro outros sites e questões antigas de residência médica. Durante o período estudado, foram registrados 3.005 acessos, a maior parte deles (44,7%) realizada nas semanas que antecederam as avaliações do curso. Apenas 6,6% dos acessos foram efetuados dentro da UFRJ, sendo o período de maior utilização compreendido entre 78 e 24 horas (38,1%). CONCLUSÕES: Os resultados sobre o perfil de acesso sugerem um padrão de utilização orientado primordialmente para a obtenção de um bom desempenho nas avaliações, o que pode ser explicado pela dificuldade de incorporação de uma nova cultura de aprendizagem. Por outro lado, a melhor utilização do site depende do desenvolvimento e disponibilização de aplicativos que estimulem uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizado. | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Epidemiologia | pt_BR |
dc.subject | Epidemiology | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Education Medical | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.subject | Students Medical | pt_BR |
dc.subject | Informática em Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject | Public Health Informatics | pt_BR |
dc.title | Epidemio Online: Um Site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina | pt_BR |
dc.title.alternative | Epidemio Online: a Website to Support Teaching and Learning of Epidemiology during Undergraduate Medical Training | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Pesquisa Populacional |
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Epidemio Online Um site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina..pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
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