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dc.contributor.authorSoares, Ana Luiza Alfaya Gallego-
dc.contributor.authorAlmeida, Liz Maria de-
dc.contributor.authorDias, Clarisse Pereira-
dc.contributor.authorVidal, Edison Iglesias de Oliveira-
dc.contributor.authorCoeli, Claudia Medina-
dc.contributor.authorCamargo Junior, Kenneth Rochel de-
dc.date.accessioned2023-01-19T18:17:31Z-
dc.date.available2023-01-19T18:17:31Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.issn1809-4481-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12390-
dc.description.abstractEste artigo discute o ensino de conteúdos de Saúde Coletiva no curso de graduação de Medicina, com base numa experiência desenvolvida na Facul dade de Medicina da UFRJ, Brasil. A monitoria virtual (MV) funciona como um instrumento complementar de ensino e constitui-se de um serviço de respostas a perguntas de alunos, de um website e de um serviço de mala direta eletrônica. Este artigo mostra os resultados da avaliação da utilização e receptividade dos serviços MV no período entre 2000 e 2002. A metodologia consistiu da análise das mensagens enviadas e da avaliação dos serviços, pelos alunos. Neste período, a MV recebeu 153 mensagens contendo 239 perguntas. Mais de 60% dos alunos receberam alguma mensagem em sua caixa postal e 10% tiveram contato com as mensagens através de outro aluno. Menos de 20% enviaram mensagens para a MV. A análise do número de mensagens enviadas mostra uma variação durante o curso com maior concen tração de envio próximo às provas da disciplina (35%). As mensagens continham “dúvidas acadêmicas” em 59% dos casos. A MV foi avaliada por 86% dos alunos, dos quais 61% ficaram totalmente satisfeitos com as respostas recebidas, 18% afirmaram que a MV aumentou sua freqüência de uso da Internet e 88% consideraram uma boa idéia a incorporação do serviço em outras disciplinas. O site foi acessado por 64% dos alunos. A maioria (65%) realizou entre três e dez acessos. A metodologia utilizada permitiu realizar uma análise exploratória dos possíveis fatores associados à incorpo ração da intervenção proposta.pt_BR
dc.publisherPHYSIS: Rev. Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.subjectEpidemiologypt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEducation Medicalpt_BR
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.subjectEducation Medical Undergraduatept_BR
dc.subjectRedes de Comunicação de Computadorespt_BR
dc.subjectComputer Communication Networkspt_BR
dc.subjectAcesso à Internetpt_BR
dc.subjectInternet Accesspt_BR
dc.titleUtilização de um Serviço de Monitoria Virtual Voltado para o Ensino de Epidemiologia na Graduação Médicapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
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