Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12390
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Ana Luiza Alfaya Gallego | - |
dc.contributor.author | Almeida, Liz Maria de | - |
dc.contributor.author | Dias, Clarisse Pereira | - |
dc.contributor.author | Vidal, Edison Iglesias de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Coeli, Claudia Medina | - |
dc.contributor.author | Camargo Junior, Kenneth Rochel de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T18:17:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T18:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.issn | 1809-4481 | - |
dc.identifier.uri | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12390 | - |
dc.description.abstract | Este artigo discute o ensino de conteúdos de Saúde Coletiva no curso de graduação de Medicina, com base numa experiência desenvolvida na Facul dade de Medicina da UFRJ, Brasil. A monitoria virtual (MV) funciona como um instrumento complementar de ensino e constitui-se de um serviço de respostas a perguntas de alunos, de um website e de um serviço de mala direta eletrônica. Este artigo mostra os resultados da avaliação da utilização e receptividade dos serviços MV no período entre 2000 e 2002. A metodologia consistiu da análise das mensagens enviadas e da avaliação dos serviços, pelos alunos. Neste período, a MV recebeu 153 mensagens contendo 239 perguntas. Mais de 60% dos alunos receberam alguma mensagem em sua caixa postal e 10% tiveram contato com as mensagens através de outro aluno. Menos de 20% enviaram mensagens para a MV. A análise do número de mensagens enviadas mostra uma variação durante o curso com maior concen tração de envio próximo às provas da disciplina (35%). As mensagens continham “dúvidas acadêmicas” em 59% dos casos. A MV foi avaliada por 86% dos alunos, dos quais 61% ficaram totalmente satisfeitos com as respostas recebidas, 18% afirmaram que a MV aumentou sua freqüência de uso da Internet e 88% consideraram uma boa idéia a incorporação do serviço em outras disciplinas. O site foi acessado por 64% dos alunos. A maioria (65%) realizou entre três e dez acessos. A metodologia utilizada permitiu realizar uma análise exploratória dos possíveis fatores associados à incorpo ração da intervenção proposta. | pt_BR |
dc.publisher | PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Epidemiologia | pt_BR |
dc.subject | Epidemiology | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Education Medical | pt_BR |
dc.subject | Educação de Graduação em Medicina | pt_BR |
dc.subject | Education Medical Undergraduate | pt_BR |
dc.subject | Redes de Comunicação de Computadores | pt_BR |
dc.subject | Computer Communication Networks | pt_BR |
dc.subject | Acesso à Internet | pt_BR |
dc.subject | Internet Access | pt_BR |
dc.title | Utilização de um Serviço de Monitoria Virtual Voltado para o Ensino de Epidemiologia na Graduação Médica | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Pesquisa Populacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Utilização de um Serviço de Monitoria Virtual Voltado para o Ensino de Epidemiologia na Graduação Médica. Physis..pdf | 177.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.