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dc.contributor.authorAssis, Mônica de-
dc.contributor.authorPacheco, Liliane Carvalho-
dc.contributor.authorMenezes, Maria Fátima Garcia de-
dc.contributor.authorBernardo, Maria Helena de Jesus-
dc.contributor.authorSteenhagen, Claudia Helena Vigné Alvarez de-
dc.contributor.authorTavares, Elda Lima-
dc.contributor.authorSantos, Débora Martins dos-
dc.date.accessioned2023-01-30T19:32:29Z-
dc.date.available2023-01-30T19:32:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn0104-7809-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12545-
dc.description.abstractO artigo apresenta a experiência do Programa de Ações Educativas em Promoção de Saúde no Envelhecimento do Núcleo de Atenção ao Idoso, ambulatório da Universidade Aberta da Terceira Idade, da UERJ. O programa é interdisciplinar e inclui várias modalidades educativas, abertas aos idosos e usuários em geral. As atividades incluem grupos de sala de espera, grupo fechado (Encontros com a Saúde), grupo aberto (Roda da Saúde) e produção de materiais educativos (folders e mural). O trabalho pauta-se numa visão de saúde articulada à qualidade de vida e concebe a educação como diálogo, troca de experiências, parceria, respeito ao outro, reflexão, problematização da realidade e busca de alternativas/escolhas possíveis. As necessidades do idoso são consideradas no processo educativo, potencializando sua capacidade de aprender, criar, decidir, respeitando as particularidades do envelhecimento. A experiência valoriza e trás ao debate a complexidade e riqueza da dimensão educativa da saúde, consolidando-se como campo estratégico para a formação profissional e o desenvolvimento de modelo de atenção pautado no cuidado integral e no aprofundamento da articulação teórico-prática em promoção da saúde. No plano do ensino, o trabalho estimula uma nova sensibilidade na cultura profissional, capaz de incluir o outro e seus saberes, considerando as condições socioeconômicas e culturais e sua relação com a saúde. Na dinâmica do serviço, o programa representa um “abrir portas” à participação, aproximando profissionais e população, fortalecendo o compromisso com assistência de qualidade, centrada no vínculo, na responsabilização e na partilha dos desafios à qualidade de vida e saúde no envelhecimento.pt_BR
dc.publisherMundo Saúde (Impr.) ; 31(3): 438-447, jul.-set. 2007pt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectAgedpt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectPublic Healthpt_BR
dc.titleAções educativas em promoção da saúde no envelhecimento: a experiência do núcleo de atenção ao idoso da UNATI/UERJpt_BR
dc.title.alternativeEducative actions in health promotion for aging: the experience of UNATI/UERJ elderly assistance nucleuspt_BR
dc.title.alternativeAcciones educativas en la promoción de la salud para el envejecimiento: la experiencia del núcleo de ayuda a los envejecidos de UNATI/UERJpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThis paper presents the experience of the Program of Educative Actions in Health Promotion for Aging, maintained by the Elderly Assistance Nucleus, an outpatient clinic of UERJ’s (Rio de Janeiro State University) Third Age Open University. It is an interdisciplinary program that includes several educational activities, open to the elderly and users in general. Its activities include waiting room groups, closed groups (Meetings with Health), open groups (Health “Wheel”) and the production of educational material, such as folders and boards. The work is based on a view of health integrated to quality of life, and sees education as a dialogue, interchange of experiences, partnership, respect to others, reflection, the questioning of reality and the search for possible alternatives and choices. Elderly needs are considered in the educational process, boosting their capacity to learn, create, decide, respecting the particularities of the aging process. The experience honors and brings to discussion the complexity and richness of the educational dimension of health, consolidating itself as a strategic field for professional training and development of a model of assistance based on comprehensive care and practical theoretical articulation for health promotion. On a teaching level, the work stimulates a new sensibility on the professional culture, capable of including others and their knowledge, considering the social, economic and cultural conditions and their relationships with health. On a service level, the program represents a “door opening” to participation, bringing together professionals and the population, strengthening the vow to quality assistance, centered on human bonding, on responsibility and on sharing the challenges to quality of life and health on aging.pt_BR
dc.terms.abstract: Este artículo presenta la experiencia del Programa de Acciones Educativas en la Promoción de la Salud para el envejecimiento, mantenida por el Núcleo de Ayuda a los Envejecidos, del Ambulatorio de la Universidad Abierta de la Tercera Edad de UERJ (Universidad del Estado de Río de Janeiro). Se trata de un programa interdisciplinario que incluye varias actividades educativas, se abre a los ancianos y los usuarios en general. Sus actividades incluyen grupos de sala de espera, grupos cerrados (Reuniones con la Salud), grupos abiertos (Rueda de la salud) y producción de materiales educativos, como carpetas y tableros. El trabajo se basa en una concepción de salud integrada a la calidad de la vida, y considera la educación como diálogo, intercambio de experiencias, aparcería, respecto al otro, reflexión, cuestionamiento de la realidad y búsqueda de alternativas y opciones posibles. Las necesidades de los envejecidos se consideran en el proceso educativo, alzando su capacidad de aprender, crear, decidir, y respetando las particularidades del proceso del envejecimiento. La experiencia valoriza y trae a la discusión la complejidad y la riqueza de la dimensión educativa de la salud, consolidándose como un campo estratégico para el entrenamiento profesional y el desarrollo de un modelo de ayuda basado en los cuidados comprensivos y la articulación práctico teórica para la promoción de la salud. En un nivel de enseñanza, el trabajo estimula una nueva sensibilidad en la cultura profesional, capaz de incluir los otros y su conocimiento, frente a las condiciones sociales, económicas y culturales y sus relaciones con la salud. En la dinámica del servicio, el programa representa una “abertura de puertas” a la participación, reuniendo a los profesionales y a la población, consolidando la dedicación a la ayuda de calidad, centrada en la vinculación humana, en la responsabilidad y en el compartir los desafíos a la calidad de la vida y a la salud en el envejecimiento.pt_BR
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