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dc.contributor.authorAssis, Mônica de-
dc.date.accessioned2023-01-31T12:14:57Z-
dc.date.available2023-01-31T12:14:57Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn1809-8363-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12561-
dc.description.abstractO artigo aborda duas temáticas emergentes e estratégicas da política de saúde em nível mundial: o envelhecimento saudável ou ativo e sua interface com o referencial conceitual contemporâneo da promoção da saúde. Com base nesse debate, suscitado no processo de avaliação de uma experiência desenvolvida em um serviço ambulatorial de saúde, apresenta uma reflexão para as ações educativas com idosos, à luz de princípios da Educação Popular em Saúde. A argumentação proposta é que a abordagem do autocuidado pode potencializar a participação política, na medida em que busque integrar dimensões objetivas e subjetivas da saúde, politizando seus determinantes sociais e partilhando com os idosos suas formas de compreensão e resistência, suas dificuldades e potencialidades no lidar com a saúde e cidadania no processo de envelhecimento.pt_BR
dc.publisherRevista de APS, v.8, n.1, p. 15-24, jan./jun. 2005pt_BR
dc.subjectDinâmica Populacionalpt_BR
dc.subjectPopulation Dynamicspt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectSelf Carept_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.subjectQuality of Lifept_BR
dc.titleEnvelhecimento ativo e promoção da saúde Reflexão para as ações educativas com idosospt_BR
dc.title.alternativeAging Actively and Health promotion: a reflection on educational activities with the elderlypt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThis article deals with two emerging strategic themes of health policies on a worldwide bases: health or active aging and its interface with the contemporary conceptual reference of health promotion. Based on this debate, raised during the evaluation of an ambulatory health service experience, the article reflects on educational activities with the elderly in light of the principles of Popular Health Education. The argumentation herein proposed is that the question of self-care can potentialize political participation, insofar as it seeks to integrate objective and subjective dimensions of health, politicizing the social determinants and sharing with the elderly forms of comprehension and resistance, their difficulties and potential for dealing with health and citizenship during the aging process.pt_BR
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