Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Suzane Carvalho da Vitória-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Mourão Cerqueira e-
dc.date.accessioned2023-02-15T19:49:42Z-
dc.date.available2023-02-15T19:49:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARROS, Suzane Carvalho da Vitória; SILVA, Luciana Mourão Cerqueira e. Desenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade: uma análise de gênero. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v.71, n. 2, p. 68-83, maio/ago. 2019.-
dc.identifier.issn1809-5267-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12814-
dc.descriptionp. 68-83.: tab. p&b.-
dc.description.abstractHistoricamente os homens detêm maior número de bolsas produtividade em pes quisa. Este estudo discute diferenças de gênero no desenvolvimento da carreira acadêmica e as práticas sociais de naturalização dessas disparidades. Participaram bolsistas do nível inicial (n = 620) e final da carreira (n = 616). Foram analisados cur rículos Lattes e aplicados questionários sobre estado civil, presença de filhos, idade ao se tornar pesquisador etc. Os resultados apontaram que as mulheres se titulam mais tarde, demoram mais para ingressar no sistema de bolsas e seus filhos mais velhos têm média de idade maior. Além disso, na medida em que a carreira cien tífica avança, o número de mulheres no sistema de bolsas decresce. Os resultados permitem discutir a influência dos estereótipos de gênero no desequilíbrio na divisão das responsabilidades familiares, além de trazer implicações para as estratégias de planejamento do desenvolvimento profissional dos pesquisadores e para a definição de políticas científicas que considerem tais desigualdades.pt_BR
dc.publisherArquivos Brasileiros de Psicologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Pessoalpt_BR
dc.subjectStaff Developmentpt_BR
dc.subjectIdentidade de Gêneropt_BR
dc.subjectGender Identitypt_BR
dc.subjectPesquisadorespt_BR
dc.subjectResearch Personnelpt_BR
dc.subjectInvestigadorespt_BR
dc.subjectDesarrollo de Personalpt_BR
dc.subjectIdentidad de Géneropt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectEficienciapt_BR
dc.titleDesenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade: uma análise de gêneropt_BR
dc.title.alternativeCareer development of teaching researchers in Brazil: a gender analysispt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo en la carrera de becarios productividad: un análisis de géneropt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractHistorically, men have held the highest number of research productivity scholarships. This study discusses gender differences in the development of the academic career and social practices of naturalization of those disparities. Fellows from the initial level (n = 620) and the end of the career (n = 616) from different areas took part in this study. The research included analysis of Lattes curriculum vitae and questionnaires about marital status, presence of children, age to become a researcher, etc. The results showed that women graduate later, take longer to join the system of schol arships and their older children have a higher average age. Moreover, to the extent that the scientific career progresses, the number of women in the system of grants decreases. The results allow to discuss the influence of gender stereotypes on the imbalance in the division of family responsibilities, in addition to bringing implicationspt_BR
dc.terms.abstractHistóricamente los hombres tienen mayor número de becas de productividad en investigación. Este estudio discute diferencias de género en el desarrollo de la carrera académica y las prácticas sociales de naturalización de esas disparidades. Participa ron becarios del nivel inicial (n = 620) y final de carrera (n = 616). Se analizaron currículos Lattes y se aplicaron cuestionarios sobre estado civil, presencia de hijos, edad al convertirse en investigador, etc. Los resultados apuntaron que las mujeres se titulan más tarde, tardan más para ingresar en el sistema de becas y sus hijos mayores tienen promedio de edad mayor.. Además, en la medida en que la carrera científica avanza, el número de mujeres en el sistema de becas decrece. Los resul tados permiten discutir la influencia de los estereotipos de género en el desequilibrio en la división de las responsabilidades familiares, además de traer implicaciones para las estrategias de planificación del desarrollo profesional de los investigadores y para la definición de políticas científicas que consideren tales desigualdades.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade Uma análise de gênero. 2019..pdf852.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.