Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Suzane Carvalho da Vitória-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Mourão Cerqueira e-
dc.date.accessioned2023-02-16T12:17:04Z-
dc.date.available2023-02-16T12:17:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARROS, Suzane Carvalho da Vitória; SILVA, Luciana Mourão Cerqueira e. Panorama da participação feminina na Educação Superior, no mercado de trabalho e na Sociedade. Psicologia & Sociedade, v. 30, p. 1-11, 2018.-
dc.identifier.issn1807-0310-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12820-
dc.descriptionp. 1-11.-
dc.description.abstractA sociedade brasileira tem vivenciado mudanças, mas pode-se falar em equidade de condições para homens e mulheres? O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo teórico com o panorama da participação feminina na sociedade brasileira, com especial atenção para a educação superior e o mercado de trabalho. São apresentadas estatísticas que permitem comparar e discutir dados femininos e masculinos sobre: a escolha acadêmica; o número médio de horas dedicadas às atividades de trabalho e às atividades domésticas/familiares; e a remuneração média no mercado de trabalho. Os resultados apontam padrões distintos – de acordo com o gênero – na escolha do curso superior, na assunção de responsabilidades relativas às tarefas domésticas/familiares. Além disso, os dados mostram que as áreas predominantemente masculinas apresentam maiores salários e prestígio, e as mulheres, quando exercem essas tarefas, ganham menos. Concluímos com reflexões sobre os fatores que, ainda hoje, levam às diferenças de gênero na sociedade.pt_BR
dc.publisherPsicologia & Sociedadept_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectIdentidade de Gêneropt_BR
dc.subjectGender Identitypt_BR
dc.subjectEscolha da Profissãopt_BR
dc.subjectCareer Choicept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectJob Marketpt_BR
dc.subjectMercado de Trabajopt_BR
dc.subjectMujerespt_BR
dc.subjectIdentidad de Géneropt_BR
dc.subjectSelección de Profesiónpt_BR
dc.titlePanorama da participação feminina na Educação Superior, no mercado de trabalho e na Sociedadept_BR
dc.title.alternativeVisión general de la participación femenina em la Educación Superior, el mercado de trabajo y la Sociedadpt_BR
dc.title.alternativeWomen, higher dducation, labor market and Society: An Overviewpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractLa sociedad brasileña ha experimentado cambios, pero ¿se puede hablar de equidad entre hombres y mujeres? El objetivo de este artículo fue presentar un estudio teórico con el panorama de la participación femenina en la sociedad brasileña, subrayando la educación superior y el mercado de trabajo. Se presentan estadísticas que permiten comparar y discutir los datos femeninos y masculinos sobre la elección académica; el promedio de horas dedicadas a las actividades laborales y las actividades del hogar/familiares; y el promedio de los salarios en el mercado de trabajo. Los resultados indican distintos estándares - de acuerdo con el género – al elegir la educación superior y al asumir responsabilidades relativas a las tareas del hogar/familiares. Además de esto, los datos muestran que los sectores predominantemente masculinos presentan más altos salarios y mayor prestigio, y las mujeres, cuando ejercen esas tareas, cobran menores salarios. Concluimos reflexionando sobre los factores que aún hoy llevan a las diferencias de género en la sociedad.pt_BR
dc.terms.abstractBrazilian society is undergoing some changes, but can we speak of equal conditions for both men and women? The objective of this article is to present a theoretical study about female participation in Brazilian society, giving special attention to higher education and the labor market. Statistics are presented to compare and discuss female and male data on: academic choice; the average number of hours devoted to work activities and domestic/family activities; and the average remuneration in the labor market. The results point to different patterns - according to gender - in the choice of higher education and in the assumption of responsibilities related to domestic tasks. In addition, the data show that predominantly male areas offer higher wages and prestige, nevertheless women earn less when performing the same tasks. We conclude with reflections on the factors that, even today, lead to gender differences in society.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.