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dc.contributor.authorBarros, Suzane Carvalho da Vitória-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Mourão Cerqueira e-
dc.date.accessioned2023-02-16T13:08:53Z-
dc.date.available2023-02-16T13:08:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARROS, Suzane Carvalho da Vitória; SILVA, Luciana Mourão Cerqueira e. Professional career of women scientists in the light of Gender stereotypes. Psicologia em Estudo, v. 25, p. 1-16, 2020.-
dc.identifier.issn1807-0329-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12823-
dc.descriptionp. 1-16.-
dc.description.abstractScience was established by men, and women work in this field has been denied for many years. Despite the reduction of gender inequalities in the research world, the late and lower female insertion still has its brands in this universe. Thus, this study aimed to analyze the discourse of Brazilian researchers about their careers with a focus on gender relations and the process of career choice. Participants were nine women, permanent teachers in stricto sensu graduate studies programs, with diverse areas of knowledge and scientific career levels. Seven interviews were conducted in person and two with audio and video interaction. We used a script with stimulus-questions and, later, reports were analyzed according to the categorical content. The overall results showed that career choices of women researchers did not go through explicit situations of prejudice or gender inequality, but their professional trajectories did. The results are discussed in the light of the literature in the area and suggested further studies that allow enlarging the reflections on the subject.pt_BR
dc.publisherPsicologia em Estudopt_BR
dc.subjectIdentidade de Gêneropt_BR
dc.subjectGender Identitypt_BR
dc.subjectIdentidad de Géneropt_BR
dc.subjectEstereotipagem de Gêneropt_BR
dc.subjectGender Stereotypingpt_BR
dc.subjectEstereotipo de Géneropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAprendizajept_BR
dc.titleProfessional career of women scientists in the light of Gender stereotypespt_BR
dc.title.alternativeTrajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos Estereótipos de gêneropt_BR
dc.title.alternativeCarrera profesional de las Mujeres científicas a la luz de los estereotipos de géneropt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractA ciência foi instituída por homens e a atuação feminina nesse campo foi negada por longos anos. Apesar da redução das desigualdades de gênero no mundo da pesquisa, a tardia e menor inserção feminina ainda tem suas marcas nesse universo. Assim, este estudo teve como objetivo analisar os discursos de pesquisadoras brasileiras acerca das suas trajetórias profissionais com foco nas relações de gênero e no processo de escolha de carreira. Participaram nove mulheres docentes permanentes em programas de pós-graduação stricto sensu, com diversidade de áreas do conhecimento e de níveis na carreira científica. Sete entrevistas foram realizadas pessoalmente e duas com interação de áudio e vídeo. Foi utilizado um roteiro com perguntas-estímulo e, posteriormente, os relatos passaram por uma análise de conteúdo categorial. Os resultados em geral apontaram que as escolhas de carreira das pesquisadoras não passaram por situações explícitas de preconceito ou desigualdade de gênero, mas suas trajetórias profissionais sim. Os resultados são discutidos à luz da literatura da área e sugeridos novos estudos que permitam ampliar as reflexões sobre a temática.pt_BR
dc.terms.abstractLa ciencia fue instituida por hombres y la acción femenina en este campo fue negada por muchos años. A pesar de la reducción de las desigualdades de género en el mundo de la investigación, la inserción femenina tardía y menor todavía tiene sus marcas en este universo. Este estudio analiza el discurso de los investigadores brasileños sobre su carrera con un enfoque en las relaciones de género y el proceso de elección de carrera. Participaron nueve profesoras permanentes en programas de estudios de posgrado stricto sensu de distintos niveles de carrera. Se utilizó un guion con preguntas estímulo e informes vinieron más adelante, a través de un análisis de contenido categorial. Los resultados mostraron que las opciones de carrera de los investigadores no han explicitado situaciones de desigualdad de género o el sesgo, pero sus trayectorias profesionales sí. Los resultados sugieren estudios adicionales que permiten ampliar las reflexiones sobre el tema.pt_BR
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