Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Gertrudes Teixeira-
dc.contributor.authorBernardes, Margarida Maria Rocha-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula Lopes Pinheiro-
dc.contributor.authorBelchior, Priscila Cortez-
dc.contributor.authorDelphim, Lívia Moreira-
dc.contributor.authorFerreira, Rogério da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-07T14:07:07Z-
dc.date.available2023-03-07T14:07:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2177-9465-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12969-
dc.description18(2) Abr-Jun 2014-
dc.description.abstractEste estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola Anna Nery Revista de Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectPromoción de la Saludpt_BR
dc.subjectTranstornos Relacionados ao Uso de Substânciaspt_BR
dc.subjectSubstance-Related Disorderspt_BR
dc.subjectTrastornos Relacionados con Sustanciaspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titlePercepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógicapt_BR
dc.title.alternativePerceptions of adolescents regarding drug use/addiction: theater as the pedagogical strategypt_BR
dc.title.alternativePercepciones de los adolescentes sobre el uso/dependencia de drogas: el teatro como estrategia de enseñanzapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractObjective: To describe the perception of adolescents on the use/abuse of drugs; analyze the students’ understanding of the consequences of indiscriminate use. Methods: 111 students participated in the 6th grade of the CAP/UERJ elementary school We used a non-verbal play as a pedagogical strategy held by the officers of the Municipal Guard of Rio de Janeiro and dialogue among actors and students after the presentation. Authorization of the students was given by their legal representatives. Project approved by CEP/UERJ, protocol nº 015.3.2008. Data were obtained in 2010, written and recorded testimony. Results: They showed that students perceived the extent of the abuse/drug addiction and its consequences. Conclusion: We conclude that subject and presentation aroused interest, stimulated the debate, questions and reflections elucidated. The theater, as a creative activity as well as creator of feelings, expectations and sensations constitutes as a facilitator of learning in a pedagogical strategy.pt_BR
dc.description.abstractesObjetivo: Describir la percepción de los adolescentes sobre el uso/abuso de drogas; analizar la omprensión de ellos sobre las consecuencias del uso de esas sustancias. Métodos: Participaron 111 estudiantes de la enseñanza básica de CAP/UERJ. Se utilizó el teatro no verbal presentado por la Guardia Municipal de Rio de Janeiro como estrategia pedagógica y el diálogo entre los actores y los estudiantes después de la presentación. La autorización de los estudiantes fue concedida por sus representantes legales. Proyecto aprobado por CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Los datos, escritos y orales, se obtuvieron en 2010. Resultados: Los estudiantes percibieron la medida de la adicción al abuso/drogas y sus consecuencias. Conclusión: El tema y su forma de abordaje han despertado el interés de los jóvenes, además de estimular el debate y promover reflexiones. El teatro, como actividad creativa y creadora de sentimientos, expectativas y sensaciones, es una estrategia pedagógica facilitadora del aprendizaje.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.