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dc.contributor.authorAcioli, Sonia-
dc.contributor.authorAzevedo, Débora Cristina Victorino de-
dc.contributor.authorPascoal, Renata-
dc.contributor.authorFerreira, Vivian de Sá-
dc.contributor.authorSilva, Andrea de Barros Pereira da-
dc.date.accessioned2023-04-13T16:24:23Z-
dc.date.available2023-04-13T16:24:23Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationACIOLI, Sonia et al. Reflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel – RJ. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 2, p. 17-22, ago./dez. 2002.-
dc.identifier.issn2236-4447-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13596-
dc.descriptionp. 17-22.: il. p&b.-
dc.description.abstractBusca-se, aqui, refletir o desenvolvimento de processos de construção compartilhada de conhecimento em práticas de educa ção e saúde junto a determinado grupo social local. Estas reflexões articulam-se à experiência de extensão da Faculdade de Enfermagem da UERJ(Fenf) desenvolvida pelo projeto: "Aprendendo e ensinando com o Alto Simão" , realizado desde 1997, na localidade do Alto Simão, em Vila Isabel (Ri). Neste projeto, a prática educativa junto a moradores é realizada a partir de processos participativos compartilhados entre moraddres, alunos e professores. Tem-se como objetivo refletir quanto à possibilidade de transformação das práticas de educação e saúde desenvolvidas, atra vés de propostas de construção comparti lhada de conhecimento em saúde. Os pres supostos do trabalho são: planejamento participativo, manutenção de um processo permanente de interação e interlocução e a necessária articulação entre senso comum e ciência na construção de conhecimento. Nos baseamos na proposta da pedagogia crítica e em uma abordagem construtivista. A metodologia inclui visitas domiciliares, debates, avaliação permanente e coletiva das atividades. Esta proposta tem viabilizado a articulação entre ensino, pesquisa e ex tensão, a troca de experiências e saberes entre docentes, discentes e o grupo social envolvido, bem como a possibilidade de construção de um trabalho de educação e saúde não normatizador, ou apenas transmissor de informações.pt_BR
dc.publisherInteragir: pensando a extensãopt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectPublic Healthpt_BR
dc.subjectEnfermagem em Saúde Públicapt_BR
dc.subjectPublic Health Nursingpt_BR
dc.subjectIndústria da Construçãopt_BR
dc.subjectConstruction Industrypt_BR
dc.subjectCoesão Socialpt_BR
dc.subjectSocial Cohesionpt_BR
dc.subjectPráticas Interdisciplinarespt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Placementpt_BR
dc.titleReflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel - RJpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThis paper intends to reflect on the deveiopment of prOceS'ses4hat iMrolve the construction of sha.' red knowledge in education and health among local social groups. These reflections stem from the extension project "Teaching and Learning with •Alto,Sirnão!,, , which has been developed by the School of Nursing at UERJ since 1997 in Alto Si mão, Vila Isabel, RJ. In this project, the educational practices among Alto Si mão inhabitants have been develóped from processes shared bY three segments: the population, students, and teachers. The project aims to incorporate the knowledge produced by the participants into éducational practices, to value the eXchange of experience and knowledge between health professionals and the population, and to propose the incorporation of participatiye planning into educational PracticeS relatéd to Public Health. The project works on the premise that there must be cooperative planning, a continuous process of comrnunication and interaction, and the articulation between Oommon sense and science. Based on the theorY of criticism of Education, the project suggests a criticai and problematizing approach . towards health and education. The methodology employed includes home assistance, debates, and permanent collective assessment of the activities. The propOsal of this project has allowed for the articulation between„education, research and eXtenSion; the e>kchange of experience and knowledge among the teaching staff, students and the social group involyed; and the possibility of designing a project of education and health that is not based on normative practices or on the "sole transrnission of information.pt_BR
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