Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Suely Lopes de-
dc.contributor.authorOliveira, Aline Silva da Fonte Santa Rosa de-
dc.contributor.authorParente, Juliana da Silva-
dc.contributor.authorBoncompagni, Larissa Menezes-
dc.contributor.authorOliveira, Herica Felix de-
dc.contributor.authorMarques, Natalia Anisia Costa-
dc.contributor.authorMotta, Raquel de Oliveira Laudiosa da-
dc.date.accessioned2023-04-18T11:00:20Z-
dc.date.available2023-04-18T11:00:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMOTTA, Raquel de Oliveira Laudiosa da et al. Experiências da prática acadêmica na atenção básica de saúde: desafios da consulta de enfermagem sistematizada. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. 1-14, 2021.-
dc.identifier.issn2525-3409-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13616-
dc.descriptionp. 1-14.-
dc.description.abstractObjetivo: relatar a experiência da prática acadêmica e extensionista dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem no atendimento sistematizado durante a consulta de enfermagem junto aos usuários hipertensos e/ou diabéticos na atenção primária à saúde. Metodologia: estudo descritivo do tipo relato de experiência, que foi desenvolvido a partir da vivência durante a prática dos acadêmicos e bolsistas de extensão do sexto e oitavo período do curso de Graduação em enfermagem. O atendimento sistematizado na consulta de enfermagem, junto aos usuários hipertensos e diabéticos, foi desenvolvido nos meses de março de 2019 até janeiro de 2020 em uma unidade de atenção primária à saúde. Resultados: a sistematização da assistência de enfermagem permite o gerenciamento do processo do cuidado, ao possibilitar a operacionalização da consulta de enfermagem, que além de valorizar a prática profissional, favorece uma abordagem de intervenção junto aos usuários assistidos pelos acadêmicos. Essa aproximação proporciona a oportunidade de integrar o ensino teórico às práticas assistenciais e promove a valorização do ser humano, por meio da oferta de um cuidado singular, holístico e multidimensional no início da formação profissional. Considerações Finais: a prática assistencial sistematizada na atenção primária superou as expectativas dos acadêmicos, do docente e da equipe multidisciplinar que atua na assistência, pois aumentou a adesão dos usuários nas consultas ambulatoriais e nos encontros educativos, além de melhorar sua qualidade de vida e a adoção de um estilo de vida mais saudável.pt_BR
dc.publisherResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectAtención Primaria de Saludpt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectAtención de Enfermeríapt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducation, Nursingpt_BR
dc.subjectEducación en Enfermeríapt_BR
dc.subjectPapel do Profissional de Enfermagempt_BR
dc.subjectNurse's Rolept_BR
dc.subjectRol de la Enfermerapt_BR
dc.subjectProcesso de Enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Processpt_BR
dc.subjectProceso de Enfermeríapt_BR
dc.titleExperiências da prática acadêmica na atenção básica de saúde: desafios da consulta de enfermagem sistematizadapt_BR
dc.title.alternativeExperiences of academic practice in primary health care: challenges of systematized nursing consultationpt_BR
dc.title.alternativeExperiencias de la práctica académica en la atención primaria de salud: desafíos de la consulta de enfermería sistematizadapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractObjective: to report the experience of academic and extension practice of undergraduate nursing students in systematized care during nursing consultations with hypertensive and/or diabetic users in primary health care. Methodology: descriptive study of the experience report type, which was developed from the experience during the practice of academics and extension scholarship holders of the sixth and eighth period of the Undergraduate Nursing course. Systematized care in nursing consultations, with hypertensive and diabetic users, was developed from March 2019 to January 2020 in a primary health care unit. Results: the systematization of nursing care allows for the management of the care process, by enabling the operationalization of the nursing consultation, which, in addition to valuing professional practice, favors an intervention approach with users assisted by academics. This approach provides the opportunity to integrate theoretical teaching with care practices and promotes the appreciation of the human being, through the offer of unique, holistic and multidimensional care at the beginning of professional training. Final Considerations: systematized care practice in primary care exceeded the expectations of academics, teachers and the multidisciplinary team that works in care, as it increased the adherence of users to outpatient consultations and educational meetings, in addition to improving their quality of life and adopting a healthier lifestyle.pt_BR
dc.terms.abstractObjetivo:reportar la experiencia de la práctica académica y de extensión de estudiantes de pregrado de enfermería en la atención sistematizada durante las consultas de enfermería con usuarios hipertensos y / os diabéticos en la atención primaria de salud. Metodología: estudio descriptivo del tipo relato de experiencia, que se desarrolló a partir de la experiencia durante la práctica de académicos y becarios de extensión del sexto y octavo período de la carrera de Enfermería. La atención sistematizada en las consultas de enfermería, con usuarios hipertensos y diabéticos, se desarrolló desde marzo de 2019 hasta enero de 2020 en una unidad de atención primaria de salud. Resultados: la sistematización del cuidado de enfermería permite la gestión del proceso de cuidado, al posibilitar la operacionalización de la consulta de enfermería, que además de valorar la práctica profesional, favorece un enfoque de intervención con usuarios asistidos por académicos. Este enfoque brinda la oportunidad de integrar la enseñanza teórica con las prácticas asistenciales y promueve la valoración del ser humano, a través de la oferta de cuidados únicos, holísticos y multidimensionales al início de la formación profesional. Consideraciones finales: la práctica asistencial sistematizada en atención primaria superó las expectativas de los académicos, docentes y del equipo multidisciplinario que trabaja en la atención, ya que aumentó la adherencia de los usuarios a las consultas externas y reuniones educativas, además de mejorar su calidad de vida y adoptar un estilo de vida más saludable.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.