Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Fernanda de Assis-
dc.contributor.authorBorsatto, Alessandra Zanei-
dc.contributor.authorSilva, Pâmela Duarte Dias da-
dc.contributor.authorPeres, Patrícia de Lima-
dc.contributor.authorNogueira, Patrícia Rodrigues da Rocha-
dc.contributor.authorLopes, Gertrudes Teixeira-
dc.date.accessioned2023-06-05T15:19:10Z-
dc.date.available2023-06-05T15:19:10Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationBORSATTO, Alessandra Zanei et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 391-397, jul./set. 2006.-
dc.identifier.issn0104-3552-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14038-
dc.descriptionp. 391-397.: tab. p&b.-
dc.description.abstractPesquisa quantitativa descritiva, cujo objetivo é analisar as percepções de professores e RESUMO: alunos quanto ao grau de importância e a freqüência atribuída às atividades realizadas no Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cenário: quatro centros setoriais da UERJ. Amostra de 126 alunos e 101 professores. Utilizou-se dois questionários auto-aplicá veis, com produção de dados, entre outubro de 2003 e dezembro de 2004. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Elaborou-se uma base de dados, no software Epi-Info. Os resultados evidenciaram que algumas atividades realizadas pelos monitores e pelos docentes foram consideradas muito importantes, embora não se realizem com a freqüência desejada, constituindo-se em uma das distorções do Programa. Conclui-se que, apesar de a monitoria ter se firmado no ensino universitário como uma possibilidade de aprendizagem, ainda precisa ser aprimora da para atender ao objetivo de preparar acadêmicos para a docência.pt_BR
dc.publisherR Enferm UERJpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectMonitorpt_BR
dc.subjectStudent monitorpt_BR
dc.subjectOrientador.pt_BR
dc.subjectMentorpt_BR
dc.titlePrograma de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadorespt_BR
dc.title.alternativeAcademic monitory program: perceptions of student monitors and mentorspt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThe purpose of this descriptive quantitative research is to analyze the perceptions of : teachers and students about the importance attributed to the UERJ´s Academic Monitory Program and about the frequency of accomplishment of its activities. The scene: four academics centers of the State University of Rio de Janeiro (UERJ). The sample was constituted of 126 students and 101 teachers. Data has been obtained through October of 2003 to December of 2004 by means of two auto-applied questionnaires. The project was submitted to the Ethics Committee of the Pedro Ernesto University Hospital/UERJ. A data basis has been constructed using the software Epi-Info. The results showed that some activities realized by student monitors and mentors are considered very important, even though they have not been accomplished with the desired frequency, what constitutes a distortion of the Program. We have concluded that, although the Monitory is an established learning approach in university, it still needs to be improved in order to carry out its purpose of preparing academics for teaching.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa de monitoria acadêmica percepções de monitores e orientadores.pdf94.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.