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dc.contributor.authorFigueiredo, Nébia Maria Almeida de-
dc.contributor.authorTonini, Teresa-
dc.contributor.authorSantos, Iraci dos-
dc.contributor.authorHandem, Priscila de Castro-
dc.contributor.authorLopes, Lindalva Roberta de França-
dc.date.accessioned2023-06-15T17:10:58Z-
dc.date.available2023-06-15T17:10:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14187-
dc.descriptionRio de Janeiro, 2012 abr/jun; 20(2):167-72-
dc.description.abstractEste trabalho descreve vivências de ensino sobre fundamentos de enfermagem, há mais de cinco anos, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Objetivou-se identificar e discutir as vivências de 90 estudantes sobre os sentimentos dos clientes quando recebem cuidados básicos de enfermagem. Método descritivo quantiqualitativo, através da dinâmica jogo dramático. Pesquisa desenvolvida de 2008 a 2010, em quatro momentos: criando a situação para vivência; buscando sentir-se como cliente; refletindo como jogador e como observador; anotando palavras/frases dos estudantes para análise. Nos resultados delimitou-se a categoria: cuidado como espaço de sentir o corpo na vivência do outro. Concluiu-se que a validade desta vivência se afirma quando cada estudante se descobriu com necessidades de ser e sentir similares às dos clientes. Acredita-se que o estudo contribui para a reflexão dos alunos sobre a possibilidade de promover cuidados sensíveis e qualificados utilizando o que aprenderam nessa dinâmica.pt_BR
dc.publisherRev. enferm. UERJpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectAtención de Enfermeríapt_BR
dc.subjectCorpo Humanopt_BR
dc.subjectHuman Bodypt_BR
dc.subjectCuerpo Humanopt_BR
dc.subjectEnfermagem Primáriapt_BR
dc.subjectPrimary Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermería Primariapt_BR
dc.titleCuidado de enfermagem: espaço epistêmico de vivências de ensino a partir do ser clientept_BR
dc.title.alternativeNursing care: an epistemic space where teaching draws on “being” the clientpt_BR
dc.title.alternativeCuidado: El sentido epistémico de vivencias de enseñanza de ser de los clientespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThis study describes experiences in the teaching of nursing fundamentals for five years at Rio de Janeiro State Federal University, Brazil. The aim was to identify and discuss the experiences of 90 students as regards patients’ feelings when receiving care. The quanti-qualitative method was implemented through a drama play dynamic. The study took place from 2008 to 2010, in four stages: creating the situation to be experienced; feeling like a client; thinking as player and observer; and noting down students’ words/phrases for analysis. The results indicated the category: “care as a space for feeling one’s body in the other’s experience”. It was concluded that the validity of this experience was confirmed when the participants each discovered that they had needs, in terms of being and feeling, similar to those of their patients. The study is believed to have contributed to the students’ thinking about the possibility of providing sensitive, qualified care using what they learned during this dynamic.pt_BR
dc.terms.abstractEste trabajo describe vivencias de enseñanza sobre fundamentos de enfermería, hace más de cinco años, en la Universidad Federal del Estado de Rio de Janeiro-Brasil. Se objetivó identificar y discutir las vivencias de 90 estudiantes acerca de los sentimientos de los clientes cuando reciben cuidados básicos de enfermería. Método descriptivo cuanticualitativo, a través de la dinámica juego dramático. Pesquisa desarrollada de 2008 a 2010, en cuatro momentos: creando la situación para vivencia; buscando sentirse como cliente; reflexionando como jugador y como observador; anotando palabras/frases para análisis. En los resultados se delimitó la categoría: cuidado como espacio de sentir el cuerpo en la vivencia del otro. Se concluyó que la validad de esta vivencia se afirma cuando cada estudiante se descubrió con necesidades de ser y sentir similares a las de los clientes. Se acredita que el estudio contribuye para la reflexión de los alumnos sobre a posibilidad de promover cuidados sensibles y calificados usando lo que aprendieron en esa dinámica.pt_BR
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