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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14508
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Szklo, André Salem | - |
dc.contributor.author | Iglesias, Roberto Magno | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T18:28:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T18:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 1678-4464 | - |
dc.identifier.uri | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14508 | - |
dc.description.abstract | A indústria de tabaco normalmente superestima o tamanho do mercado ile gal para reforçar a ideia de sua relação direta com a escolha de aumentar impostos feita pela administração tributária. No Brasil, o último aumento de tributos sobre produtos de tabaco foi em 2016. O crescimento da demanda por cigarros ilegais tem outros determinantes macrossociais que a indústria não considera, tal como o aumento da capacidade econômica de adquirir cigarros legais. O objetivo deste artigo é testar essa hipótese da “razão econômica do consumidor brasileiro”, entre 2015 e 2019, ao comparar a estimativa do con sumo de cigarros ilegais obtida com base em fontes de dados oficiais do gover no sobre produção legal e consumo de cigarros com a “estimativa extraoficial” fornecida pela indústria. Utilizaram-se, ainda, os dados oficiais nacionais de rendimento mensal oriundo do trabalho. A “capacidade aquisitiva de cigarros legais” da população brasileira aumentou sistematicamente entre 2016 e 2019, passando de 412 maços/mês para 460 maços/mês. A diferença absoluta entre a estimativa da indústria do tabaco e a estimativa com base em dados oficiais do volume de cigarros ilegais consumidos aumentou no tempo, chegando a +30,2 bilhões de unidades em 2019. Já o consumo de cigarros legais, calculado com dados oficiais, aumentou entre 2016 e 2019 (+7,8 bilhões), sendo que a indústria encontrou uma redução deste consumo (-9,5 bilhões). Os gestores de veriam basear suas decisões em estimativas geradas valendo-se de fontes ofi ciais de informação, incluindo os dados macroeconômicos de emprego e renda, ao invés de se apoiarem em estimativas geradas pela indústria do tabaco com o intuito de interferir sobre as políticas públicas. | pt_BR |
dc.subject | Indústria do Tabaco | pt_BR |
dc.subject | Tobacco Industry | pt_BR |
dc.subject | Tributação de Produtos Derivados do Tabaco | pt_BR |
dc.subject | Taxation of the Tobacco-Derived Products | pt_BR |
dc.subject | Fumar Cigarros | pt_BR |
dc.subject | Cigarette Smoking | pt_BR |
dc.title | Interferência da indústria do tabaco sobre os dados do consumo de cigarro no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Interference by the tobacco industry in data on cigarette consumption in Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Interferencia de la industria del tabaco sobre los datos del consumo de cigarrillos en Brasil | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.terms.abstract | The tobacco industry normally overestimates the illegal market’s size in order to reinforce the idea of its direct relationship to the choice to increase taxes by the internal revenue administration. In Brazil, the last increase in taxes on tobacco prod ucts was in 2016. The growth of demand for illegal cigarettes has other macrosocial determinants that the industry does not take into account, such as the increase in the economic capacity to purchase legal cigarettes. The article aims to test the hypothesis of the “Brazilian consumer’s economic reason” from 2015 to 2019 by comparing the estimated con sumptions of illegal cigarettes, based on official government data on legal production and cigarette consumption with an “extraofficial estimate” fur nished by the industry. The study also used offi cial national data on monthly income from work. The Brazilian population’s “purchasing capacity for legal cigarettes” increased systematically from 2016 to 2019, from 412 packs/month to 460 packs/month. The absolute difference between the estimate by the tobacco industry and the estimate based on official data on the volume of illegal ciga rettes that were consumed increased over time, reaching +30.2 billion units in 2019. Meanwhile, legal cigarette consumption, calculated with offi cial data, increased from 2016 through 2019 (+7.8 billion), while the industry estimated a reduction in this consumption (-9.5 billion). Policymakers should seek to base their decisions on estimates generated from official data sources, including macroeconomic data on employment and income, rather than to use estimates produced by the tobacco industry that aim to interfere in public policies. | pt_BR |
dc.terms.abstract | La industria del tabaco normalmente sobrestima el tamaño del mercado ilegal para reforzar la idea de su relación directa con el hecho de aumentar im puestos, por parte de la administración tributaria. En Brasil, el último aumento de tributos sobre pro ductos del tabaco fue en 2016. El crecimiento de la demanda de cigarrillos ilegales tiene otros deter minantes macrosociales, que la industria no con sidera, tales como el aumento de la capacidad eco nómica de adquirir cigarrillos legales. El objetivo de este artículo es probar esa hipótesis de la “razón económica del consumidor brasileño”, entre 2015 y 2019, al comparar la estimación de consumo de cigarrillos ilegales, obtenida a partir de fuentes de datos oficiales del gobierno sobre la producción legal, y el consumo de cigarrillos con “estimación extraoficial” proporcionada por la industria. Se utilizaron, además, datos oficiales nacionales de rendimientos mensuales procedentes del trabajo. La “capacidad adquisitiva de cigarrillos legales” de la población brasileña aumentó sistemáticamente entre 2016 y 2019, pasando de 412 cajetillas/mes a 460 cajetillas/mes. La diferencia absoluta entre la estimación de la industria del tabaco, y la estimación en base a datos oficiales del volumen de cigarrillos ilegales consumidos, aumentó en el tiempo, llegando a +30,2 billones de unidades en 2019. En el caso del consumo de cigarrillos legales, calculado con datos oficiales, aumentó entre 2016 y 2019 (+7,8 billones), pese a que la industria encontró una reducción de ese consumo (-9,5 billones). Los gestores deberían basar sus decisiones en estimaciones generadas a partir de fuentes oficiales de información, incluyendo los datos macroeconómicos de empleo y renta, en vez de apoyarse en estimaciones generadas por la industria del tabaco con la intención de interferir sobre las políticas públicas. | pt_BR |
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Interferência da indústria do tabaco sobre os dados do consumo de cigarro no Brasil [Interference by the tobacco industry in data on cigarette consumption in Brazil. 2020.pdf | 154.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
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