Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSzklo, André Salem-
dc.contributor.authorCoutinho, Evandro da Silva Freire-
dc.contributor.authorBarros, Helena Maria Tannhauser-
dc.contributor.authorPérez, Cristina de Abreu-
dc.contributor.authorMoreira, Taís de Campos-
dc.contributor.authorFigueiró, Luciana Rizzieri-
dc.contributor.authorPinho, Mariana-
dc.contributor.authorCarvalho, Valeska Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-07-28T13:30:31Z-
dc.date.available2023-07-28T13:30:31Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.issn1678-4464-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14518-
dc.description.abstractCriatividade e inovação das estratégias de recrutamento de fumantes são fundamentais para aprimorar as ações de controle do tabagismo. Atualmente, no Brasil, por meio das imagens de advertência presentes nos maços de cigarros, há uma divulgação permanente e intensa de mensagens que provocam sentimentos de perda associados ao tabagismo, os quais são importantes para estimular o acesso a linhas telefônicas de apoio à cessação. Comparou-se a taxa de ligação para aconselhamento telefônico observada após introdução de nova estratégia de recrutamento reativo focada no tema "fumar é perder fôlego" e adaptada ao cenário do metrô do Rio de Janeiro, com as taxas verificadas para duas outras estratégias reativas existentes. Independentemente da faixa etária, houve maior resposta para a nova estratégia proposta. Apesar da grande sensibilização, no Brasil, quanto aos malefícios do tabaco, novos formatos de comunicação abordando temas de relevância pessoal podem aumentar a quantidade e diversidade da população de fumantes recrutada para serviços de aconselhamento telefônico de suporte à cessação.pt_BR
dc.publisherCaderno de Saúde Pública-
dc.subjectPrevenção do Hábito de Fumarpt_BR
dc.subjectSmoking Preventionpt_BR
dc.subjectAbandono do Uso de Tabacopt_BR
dc.subjectTobacco Use Cessationpt_BR
dc.subjectTabagismopt_BR
dc.subjectTobacco Use Disorderpt_BR
dc.subjectPrevención del Hábito de Fumar-
dc.subjectCese del Uso de Tabaco-
dc.subjectTabaquismo-
dc.titleEstratégia de recrutamento de fumantes no metrô do Rio de Janeiro, Brasil, para ampliar o acesso a linhas telefônicas de apoio à cessação: impacto da novidadept_BR
dc.title.alternativeRecruitment of smokers in the Rio de Janeiro subway, Brazil, as a strategy to increase access to quitline services: the impact of noveltypt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractCreative and innovative strategies to recruit smokers are essential for improving tobacco control activities. Currently in Brazil, through health warning messages on cigarette packs, there is a permanent and intense spread of messages that provoke feelings of loss associated with smoking, which is important to encourage access to smoking quitlines. The study analyzed the call rate for telephone counseling after introducing a new strategy for reactive recruitment focused on the theme "smoking causes shortness of breath", adapted to the subway setting in Rio de Janeiro, as compared to the rates for two existing reactive strategies. Regardless of age bracket, there was a higher response to the new proposed strategy. Despite the major awareness-raising in Brazil concerning the ills of tobacco, new communications formats approaching personally relevant themes can increase the number and range of smokers recruited for telephone counseling to support cessation.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Pesquisa Populacional



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.