Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14704
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, Janaina Dutra Silvestre-
dc.contributor.authorFonseca, Léa Mirian Barbosa da-
dc.contributor.authorMachado, Victoria Maria Brant Ribeiro Machado-
dc.date.accessioned2023-08-25T17:37:52Z-
dc.date.available2023-08-25T17:37:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMENDES, Janaina Dutra Silvestre et al. O papel da world wide web na formação do físico médico: rumos e desafios do ensino de física médica por meio de uma etnografia de seu público discente no espaço eletrônico. Scientia Plena, v. 9, p. 1-12, 2013.-
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14704-
dc.descriptionp. 1-12.: il. color.-
dc.description.abstractEste artigo pretende identificar os principais recursos (via internet) mais comumente usados pelos discentes de cursos de física médica (FM) durante sua formação e reconhecer os canais de comunicação e trânsito de informações, provenientes da internet, mais utilizados pelo graduando e pós-graduando em FM. Dos participantes da pesquisa, 98% declararam usar a internet para buscar conteúdos em FM, sendo a maioria em sites de associações de classe e agências reguladoras oficiais. 43% responderam que sua formação acadêmica não foi suficiente, quantitativa e qualitativamente. Sendo assim, já é possível reconhecer lacunas no tocante à formação e à atividade final, sob a perspectiva dos egressos. Com a grande maioria buscando este conhecimento altamente específico na internet, pode-se inferir que ela traz a marca da modernidade quando facilita a transformação do conhecimento comum (divulgado na rede) no conhecimento científico que o aluno construirá durante sua formação.pt_BR
dc.publisherScientia Plenapt_BR
dc.subjectFísica Médicapt_BR
dc.subjectHealth Physicspt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectApoios Educacionaispt_BR
dc.subjectEducational Aidspt_BR
dc.subjectFerramentas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Toolspt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleO papel da world wide web na formação do físico médico: rumos e desafios do ensino de física médica por meio de uma etnografia de seu público discente no espaço eletrônicopt_BR
dc.title.alternativeThe role of world wide web in formation of the medical physicist: directions and challenges in medical physics teaching through an ethnography of its student audience in electronic spacept_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.contributor.memberMendes, Janaina Dutra Silvestre-
dc.terms.abstractThis article intend to identify the main resources (via internet) most commonly used by the students of medical physics undergraduation courses throughout their educational process and seek to recognize which communication channels and traffic information path, from internet, are often used by those students. 98% of the participants reported using the Internet to search for contents in Medical Physics, most sites are from associations and official regulatory agencies. 43% responded that their academic training was not sufficient both quantitatively and qualitatively. Thus, it is possible to recognize gaps in relation to training and final activity, from the perspective of graduates. With the vast majority seeking this highly specific knowledge on the internet, it can be inferred that it bears the mark of modernity when it facilitates the transformation of common knowledge (circulated on the network) in scientific knowledge that students build during their training.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Física Médica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.