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dc.contributor.authorSantana, Daniela Alves-
dc.contributor.authorCarvalho, Fabiano Lacerda-
dc.contributor.authorCarvalho, Gysele Guimarães-
dc.contributor.authorStephens, Paulo Roberto Soares-
dc.date.accessioned2023-09-21T13:59:04Z-
dc.date.available2023-09-21T13:59:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTANA, Daniela Alves et. al. Perfil exigido em editais e provas de concursos públicos para o cargo de Técnico em Citopatologia. Research, Society and Development, v. 12, n. 9, e5612943183, 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14882-
dc.description10 p.: il. p&b.pt_BR
dc.description.abstractO técnico em citopatologia tem um importante papel no apoio ao diagnóstico de exames microscópicos atuando em laboratórios de anatomia patológica e citopatologia. A falta de padronização dos cursos e o treinamento em serviço marcaram o processo de formação em saúde desses profissionais. Somente em 2010 foi lançada a primeira diretriz do Ministério da Saúde para a formação desses profissionais, contemplando a fusão da área técnica de citopatologia com a histotecnologia. O objetivo do estudo foi identificar conteúdos curriculares abordados em provas públicas para técnico em citopatologia. Foi realizada análise de provas e editais entre 2012 e 2022. A categoria temática citopatologia apresentou o maior quantitativo de questões (38,5%), seguida por histotecnologia (24,7%). Entre os conteúdos de citopatologia a categoria citologia ginecológica (50,5%) apresentou maior quantitativo de questões. Nos conteúdos de histotecnologia a categoria técnicas histológicas (62,9%) se destacou. O aumento dos conteúdos de histotecnologia nas provas reflete as mudanças nas diretrizes e orientações para a formação desses profissionais, necessitando adequações dos cursos técnicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.subjectCitologíapt_BR
dc.subjectEducação Profissional em Saúde Públicapt_BR
dc.subjectEducation, Public Health Professionalpt_BR
dc.subjectEducación en Salud Pública Profesionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectEducación técnicapt_BR
dc.titlePerfil exigido em editais e provas de concursos públicos para o cargo de Técnico em Citopatologiapt_BR
dc.title.alternativeProfile required in public notices and public tenders for the position of Technician in Cytopathologypt_BR
dc.title.alternativePerfil requerido en convocatorias y concursos públicos para el puesto de Técnico en Citopatologíapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThe cytopathology technician has an important role in supporting the diagnosis of microscopic examinations working in pathological anatomy and cytopathology laboratories. The lack of standardization of courses and in-service training marked the health training process of these professionals. Only in 2010 was the first Ministry of Health guideline launched for the training of these professionals, contemplating the merger of the technical area of cytopathology with histotechnology. The objective of the study was to identify curricular contents addressed in public exams for technicians in cytopathology. Analysis of tests and public notices between 2012 and 2022 was carried out. The cytopathology thematic category had the highest number of questions (38.5%), followed by histotechnology (24.7%). Among the cytopathology contents, the gynecological cytology category (50.5%) had the highest number of questions. In histotechnology content, the histological techniques category (62.9%) stood out. The increase in histotechnology content in tests reflects changes in guidelines and guidelines for training these professionals, requiring adjustments in technical courses.pt_BR
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