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dc.contributor.advisorGiannella, Taís Rabetti-
dc.contributor.authorSouza, Telma de Almeida-
dc.date.accessioned2023-10-25T15:21:52Z-
dc.date.available2023-10-25T15:21:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Telma de Almeida. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. 2023. 203f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15013-
dc.description203 p.: il. p&b.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar os saberes e práticas docentes mobilizados no contexto da incorporação de tecnologias digitais para a continuidade do ensino em meio à pandemia de Covid-19, em um curso de graduação em Odontologia, de uma universidade pública federal. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso exploratório que contemplou a realização de entrevistas individuais e, de maneira complementar, observação de campo e análise de documentos institucionais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo temática de Bardin, a partir do quadro teórico baseado no referencial de Tardif sobre os saberes docentes e nos estudos sobre compreensão e interpretação da docência, discutidos, principalmente, por Tardif, Nóvoa e Pimenta, juntamente com referenciais que abordam a incorporação das tecnologias digitais na educação e no ensino da saúde. Utilizou-se o software QDA Miner para auxiliar na gestão, codificação e análise dos dados. Foram entrevistados, no período de fevereiro a abril de 2022, seis docentes do curso de graduação em Odontologia, contemplando todos os departamentos da faculdade. A análise resultou em três grandes categorias que abordam o papel da trajetória de vida e da formação profissional na constituição dos saberes e das práticas docentes; as visões docentes sobre educação e sobre o uso das tecnologias na educação; e as experiências de incorporação de TDIC desenvolvidas pelos docentes na implementação do ensino remoto, destacando suas possibilidades como experiência formadora de saberes docentes e como forma de repensar e aprimorar as práticas de ensino. O cenário do ensino remoto revelou saberes e práticas docentes sobre o ensino de Odontologia, abrangendo questões sobre o papel da formação, o papel do professor, a formação docente e os desafios culturais e pedagógicos relacionados ao currículo, à incorporação de tecnologias, aos processos de gestão, e à valorização do professor e das universidades. A aprendizagem com o uso das TDIC, ao promover o desenvolvimento de saberes tecnológicos, possibilitou a mobilização de saberes da formação, disciplinares e curriculares para planejar e implementar as atividades e evidenciou a importância de se discutir as visões sobre educação, tecnologia e saúde e de se repensar e transformar as práticas pedagógicas para a melhoria da qualidade da formação. Nesse contexto, sinalizam-se as lacunas e os desafios enfrentados pelas instituições, principalmente no que se refere à desvalorização crescente e queda de investimento em educação, apontando a necessidade de desenvolvimento de políticas que garantam à universidade pública o exercício pleno de seu papel social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.subjectEducation, Dentalpt_BR
dc.subjectEducación en Odontologíapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEducation, Distancept_BR
dc.subjectEducación a Distanciapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectPandemicspt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectDigital Technologypt_BR
dc.subjectTecnología Digitalpt_BR
dc.subjectDocentes de Odontologia-
dc.subjectFaculty, Dental-
dc.subjectDocentes de Odontología-
dc.titleTecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentespt_BR
dc.title.alternativeTecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentes-
dc.title.alternativeDigital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practices-
dc.TypeThesispt_BR
dc.contributor.memberSouza, Maria Isabel de Castro de-
dc.contributor.memberSqueff, Luciana Rougemont-
dc.contributor.memberRamos, Paula-
dc.contributor.memberStruchiner, Miriam-
dc.contributor.memberSouza, Margareth Maria Gomes de-
dc.contributor.memberRezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de-
dc.degree.grantorUFRJpt_BR
dc.degree.departmentInstituto Nutes de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.degree.programEducação em Ciências e Saúdept_BR
dc.degree.localRio de Janeiropt_BR
dc.terms.abstractThe present study aims to analyze the knowledge and teaching practices mobilized in the undergraduate course in Dentistry at a public university, during the Covid-19 pandemic. This is an exploratory case study, with a qualitative approach, which included individual interviews with college professors. Field observation and document analysis were carried out in order to complement. The data obtained were analyzed using Bardin's content analysis. The theoretical framework consisted of Tardif's reference of teacher knowledge and studies on understanding and interpretation of teaching, discussed mainly by Tardif, Nóvoa and Pimenta, together with references that address the incorporation of digital technologies in health education and teaching. The QDA Miner software was used to assist in data management, coding and analysis. From February to April 2022, six professors of the undergraduate course in Dentistry were interviewed, covering all departments of the faculty. The analysis resulted in three major categories that address the role of life trajectory and professional training in the formation of teacher knowledge; teachers' views on education and on the use of technologies in education; and the experiences of incorporating digital technologies developed by teachers in the implementation of remote teaching, highlighting its possibilities as an experience that forms teacher knowledge and as a way to rethink and improve teaching practices. The scenario of remote teaching revealed knowledge and teaching practices about teaching Dentistry, covering questions about the role of training, the role of the teacher, teacher training and the cultural and pedagogical challenges related to the curriculum, the incorporation of technologies, the processes of management, and the appreciation of professors and universities. By promoting the development of technological knowledge, learning with the use of technologies made it possible to mobilize training, disciplinary and curricular knowledge to plan and implement activities. It also highlighted the importance of discussing views on education, technology and health and of rethinking and transforming pedagogical practices to improve the quality of training. In this context, the gaps and challenges faced by institutions are highlighted, especially with regard to the growing devaluation and reduction of funding made by the country in education, pointing to the need to develop policies that guarantee the public university the full exercise of its social role.pt_BR
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