Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Telma de Almeida | - |
dc.contributor.author | Giannella, Taís Rabetti | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T15:41:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T15:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Telma de Almeida; GIANNELLA, Taís Rabetti. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023097, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17799 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014 | - |
dc.description | 21 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo objetivou analisar os saberes docentes mobilizados no ensino de Odontologia para implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas, observação de campo e análise de documentos. A análise se baseou na análise de conteúdo de Bardin, a partir das contribuições teóricas, principalmente de Tardif,sobre os saberes docentes e de referenciais que abordam a incorporação das tecnologias no ensino da saúde. Os resultados evidenciam a influência da trajetória de vida, da formação profissional e da atuação na constituição dos saberes docentes. Destaca-se a importância da formação docente e dos saberes experienciais para ampliar as visões no sentido da construção de práticas mais dialógicas, participativas e contextualizadas à realidade social, direcionando a formação para uma perspectiva mais generalista, ética, humanística e de transformação social, como demandam as diretrizes curriculares nacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação em Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Education, Dental | pt_BR |
dc.subject | Educación en Odontología | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Education, Distance | pt_BR |
dc.subject | Educación a Distancia | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Pandemics | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
dc.subject | Digital Technology | pt_BR |
dc.subject | Tecnología Digital | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Faculty | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Tecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practices | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.terms.abstract | The study aimed to analyze the teacher's knowledge and practices mobilized in Dentistry teaching to implement emergency remote teaching. This is an exploratory case study with a qualitative approach, carried out through interviews with professors and, in addition, field observation and document analysis. Based on Bardin's content analysis, according to the theoretical framework, mainly by Tardif, about teacher knowledge and authors who address incorporating technologies in health education. The results show the influence of life trajectory, professional training, and performance in forming teacher knowledge. Highlights the importance of exercise to broaden the visions towards constructing practices that are more dialogical, participatory, and contextualized to social reality, directing training towards a more generalist, ethical, humanistic, and social transformation perspective, as demand national curriculum guidelines. | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos publicados pela Área de Stricto Sensu |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA_ PT.pdf | 604.98 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Tecnologías digitales en la formación en odontología_ESP.pdf | 616.6 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Digital technologies in dentistry training_ING.pdf | 602.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.