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dc.contributor.authorSouza, Telma de Almeida-
dc.contributor.authorGiannella, Taís Rabetti-
dc.date.accessioned2023-10-25T15:41:05Z-
dc.date.available2023-10-25T15:41:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Telma de Almeida; GIANNELLA, Taís Rabetti. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023097, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17799pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014-
dc.description21 p.pt_BR
dc.description.abstractO estudo objetivou analisar os saberes docentes mobilizados no ensino de Odontologia para implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas, observação de campo e análise de documentos. A análise se baseou na análise de conteúdo de Bardin, a partir das contribuições teóricas, principalmente de Tardif,sobre os saberes docentes e de referenciais que abordam a incorporação das tecnologias no ensino da saúde. Os resultados evidenciam a influência da trajetória de vida, da formação profissional e da atuação na constituição dos saberes docentes. Destaca-se a importância da formação docente e dos saberes experienciais para ampliar as visões no sentido da construção de práticas mais dialógicas, participativas e contextualizadas à realidade social, direcionando a formação para uma perspectiva mais generalista, ética, humanística e de transformação social, como demandam as diretrizes curriculares nacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.subjectEducation, Dentalpt_BR
dc.subjectEducación en Odontologíapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEducation, Distancept_BR
dc.subjectEducación a Distanciapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectPandemicspt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectDigital Technologypt_BR
dc.subjectTecnología Digitalpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.titleTecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentespt_BR
dc.title.alternativeTecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentespt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practicespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThe study aimed to analyze the teacher's knowledge and practices mobilized in Dentistry teaching to implement emergency remote teaching. This is an exploratory case study with a qualitative approach, carried out through interviews with professors and, in addition, field observation and document analysis. Based on Bardin's content analysis, according to the theoretical framework, mainly by Tardif, about teacher knowledge and authors who address incorporating technologies in health education. The results show the influence of life trajectory, professional training, and performance in forming teacher knowledge. Highlights the importance of exercise to broaden the visions towards constructing practices that are more dialogical, participatory, and contextualized to social reality, directing training towards a more generalist, ethical, humanistic, and social transformation perspective, as demand national curriculum guidelines.pt_BR
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