Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Telma de Almeida | - |
dc.contributor.author | Santos, Rafaela Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | Giannella, Tais Rabetti | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T15:51:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T15:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Telma de Almeida; SANTOS, Rafaela Ferreira dos; GIANNELLA, Tais Rabetti. Formação em saúde em tempos de pandemia: desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais em rede no ensino superior. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 180–201, 2022. DOI: 10.17564/2316-3828.2022v11n3p180-201. | - |
dc.identifier.uri | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15015 | - |
dc.description | 22 p.: il. color. e p&b. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia de Covid-19 impôs ao mundo a necessidade de adequação a uma nova realidade que tem influenciado inventividades pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para dar continuidade aos processos formativos na área da saúde, campo no qual diversos conflitos vieram à tona, principalmente relacionados ao desenvolvimento da prática clínica. Este estudo teve como objetivo identificar os desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais vivenciados no ensino superior em saúde no Brasil, no cenário da pandemia de Covid-19, por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre o tema. A busca nas bases Scielo, Medline, Lilacs e Ibecs foi realizada em abril de 2021, procedendo-se às etapas de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão dos artigos, resultando em 27 trabalhos incluídos e analisados. A síntese dos estudos foi descrita a partir de três categorias: Planejamento e Infraestrutura para o Ensino Remoto; Estratégias de Ensino-Aprendizagem; e Questões Psicossociais e Socioculturais. Os principais desafios encontrados tiveram relação com à falta de conhecimento sobre as tecnologias, dificuldade de acesso e resistência ao seu uso. Os aprendizados envolveram o uso das tecnologias em aulas online, produção de conteúdo educativo e implementação de serviços. Além de possibilitarem a continuidade da formação, as ações desenvolvidas permitiram o atendimento de demandas da população e reforçaram o papel social da universidade. Frente ao panorama encontrado, percebe-se a necessidade de mais pesquisas que contribuam para a produção do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções pedagógicas inovadoras na área. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Interfaces Científicas | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Universities | pt_BR |
dc.subject | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Health Human Resource Training | pt_BR |
dc.subject | Capacitación de Recursos Humanos en Salud | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
dc.subject | Digital Technology | pt_BR |
dc.subject | Tecnología Digital | pt_BR |
dc.title | Formação em saúde em tempos de pandemia: desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais em rede no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Training in health in times of pandemic: challenges and learnings about the use of digital networked technologies in higher education | pt_BR |
dc.title.alternative | Formación en salud en tiempos de pandemia: desafíos y aprendizajes sobre el uso de tecnologías digitales en red en la educación superior | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.terms.abstract | The impact of the Covid-19 pandemic on the world represents a need to adapt to a new reality that has led to an educational inventiveness to continue training processes in health, a field in which conflicts emerged, mainly related to the development of clinical practice. This study aimed to identify the chal-lenges and lessons learned about the use of digital technologies experienced in higher education in health in Brazil, in the context of the Covid-19 pandemic, through a systematic review of the literature on the subject. The search in the Scielo, Medline, Lilacs, and Ibecs databases was conducted in April 2021, proceeding to the steps of identification, selection, eligibility, and inclusion of articles, resul-ting in 27 studies included and analyzed. Three categories described the synthesis of studies: Plan-ning and Infrastructure for Remote Learning; Teaching-Learning Strategies; and Psychosocial and Sociocultural Issues. The main challenges encountered were related to the lack of knowledge about the technologies, difficulty in accessing them, and resistance to their use. The learning involved the use of digital technologies in online classes, the production of educational content, and the imple-mentation of services. In addition to enabling the training continuity of health professionals, the ac-tions developed made it possible to meet the demands of the population and reinforced the social role of the university. Given the panorama found, there is a need for more research that contributes to the production of knowledge and the development of innovative pedagogical solutions. | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos publicados pela Área de Stricto Sensu |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formação em saúde em tempos de pandemia.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.