Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Telma de Almeida-
dc.contributor.authorSantos, Rafaela Ferreira dos-
dc.contributor.authorGiannella, Tais Rabetti-
dc.date.accessioned2023-10-25T15:51:52Z-
dc.date.available2023-10-25T15:51:52Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Telma de Almeida; SANTOS, Rafaela Ferreira dos; GIANNELLA, Tais Rabetti. Formação em saúde em tempos de pandemia: desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais em rede no ensino superior. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 180–201, 2022. DOI: 10.17564/2316-3828.2022v11n3p180-201.-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15015-
dc.description22 p.: il. color. e p&b.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de Covid-19 impôs ao mundo a necessidade de adequação a uma nova realidade que tem influenciado inventividades pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para dar continuidade aos processos formativos na área da saúde, campo no qual diversos conflitos vieram à tona, principalmente relacionados ao desenvolvimento da prática clínica. Este estudo teve como objetivo identificar os desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais vivenciados no ensino superior em saúde no Brasil, no cenário da pandemia de Covid-19, por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre o tema. A busca nas bases Scielo, Medline, Lilacs e Ibecs foi realizada em abril de 2021, procedendo-se às etapas de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão dos artigos, resultando em 27 trabalhos incluídos e analisados. A síntese dos estudos foi descrita a partir de três categorias: Planejamento e Infraestrutura para o Ensino Remoto; Estratégias de Ensino-Aprendizagem; e Questões Psicossociais e Socioculturais. Os principais desafios encontrados tiveram relação com à falta de conhecimento sobre as tecnologias, dificuldade de acesso e resistência ao seu uso. Os aprendizados envolveram o uso das tecnologias em aulas online, produção de conteúdo educativo e implementação de serviços. Além de possibilitarem a continuidade da formação, as ações desenvolvidas permitiram o atendimento de demandas da população e reforçaram o papel social da universidade. Frente ao panorama encontrado, percebe-se a necessidade de mais pesquisas que contribuam para a produção do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções pedagógicas inovadoras na área.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInterfaces Científicaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Human Resource Trainingpt_BR
dc.subjectCapacitación de Recursos Humanos en Saludpt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectDigital Technologypt_BR
dc.subjectTecnología Digitalpt_BR
dc.titleFormação em saúde em tempos de pandemia: desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais em rede no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeTraining in health in times of pandemic: challenges and learnings about the use of digital networked technologies in higher educationpt_BR
dc.title.alternativeFormación en salud en tiempos de pandemia: desafíos y aprendizajes sobre el uso de tecnologías digitales en red en la educación superiorpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractThe impact of the Covid-19 pandemic on the world represents a need to adapt to a new reality that has led to an educational inventiveness to continue training processes in health, a field in which conflicts emerged, mainly related to the development of clinical practice. This study aimed to identify the chal-lenges and lessons learned about the use of digital technologies experienced in higher education in health in Brazil, in the context of the Covid-19 pandemic, through a systematic review of the literature on the subject. The search in the Scielo, Medline, Lilacs, and Ibecs databases was conducted in April 2021, proceeding to the steps of identification, selection, eligibility, and inclusion of articles, resul-ting in 27 studies included and analyzed. Three categories described the synthesis of studies: Plan-ning and Infrastructure for Remote Learning; Teaching-Learning Strategies; and Psychosocial and Sociocultural Issues. The main challenges encountered were related to the lack of knowledge about the technologies, difficulty in accessing them, and resistance to their use. The learning involved the use of digital technologies in online classes, the production of educational content, and the imple-mentation of services. In addition to enabling the training continuity of health professionals, the ac-tions developed made it possible to meet the demands of the population and reinforced the social role of the university. Given the panorama found, there is a need for more research that contributes to the production of knowledge and the development of innovative pedagogical solutions.pt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos publicados pela Área de Stricto Sensu

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação em saúde em tempos de pandemia.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.