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dc.contributor.advisorSilva, Mario Jorge Sobreira da-
dc.contributor.authorClemente, Rosenice Perkins Dias da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-26T17:17:59Z-
dc.date.available2024-04-26T17:17:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCLEMENTE, Rosenice Perkins Dias da Silva. Matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem no Brasil: construção de um modelo. 2024. 226f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15741-
dc.description224 p.: il. color.pt_BR
dc.description.abstractO câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, o que o torna um problema de saúde pública. Para o seu enfrentamento, ações de prevenção e controle passaram a constar das agendas políticas e técnicas do governo brasileiro. Entre as medidas necessárias para o alcance dos objetivos da política vigente no país, se faz fundamental a qualificação dos profissionais de saúde que atuam no setor. O técnico de enfermagem exerce papel importante junto aos demais membros da equipe multiprofissional, entretanto, são identificadas fragilidades no processo formativo para atuação desta categoria na atenção ao câncer. Este estudo teve como objetivo elaborar um modelo de matriciamento educacional que viabilizasse a expansão da qualificação dos técnicos de enfermagem em oncologia. Para tanto, foi empregado um delineamento misto de pesquisa envolvendo duas abordagens: análise documental e o método de Delphi. Na análise documental foram selecionados e incluídos documentos normativos legais publicados no período de 1986 a 2021, por órgãos governamentais e pelo conselho da categoria de enfermagem. Foram extraídas dos documentos informações relacionadas ao processo de qualificação e à atuação do técnico de enfermagem em oncologia. Foi utilizada a análise de conteúdo dos documentos, englobando a identificação de frequência ou relevância explícita dos núcleos de sentido. Os resultados obtidos na análise documental foram utilizados para estruturação de um arcabouço político normativo como fio condutor da segunda etapa do estudo. Nesta, foi utilizado o método de Delphi modificado, com apenas uma rodada. Para a condução dessa etapa, utilizou-se como referencial o Método Paideia. A coleta de dados foi realizada através da utilização de questionário semiestruturado, encaminhado, virtualmente, por meio do RedCap, aos membros do painel de especialistas, representado por gestores e profissionais envolvidos com a atenção à saúde, à oncologia e à educação profissional técnica de nível médio, de diferentes regiões geográficas do país, no total de 20. Para a análise dos dados quantitativos e validação do modelo, foi empregado Coeficiente de Validação de Conteúdo. O documento foi validado quanto aos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, tento sido alcançado os escores de 0,90, 0,91 e 0,91 respectivamente. O documento elaborado demonstrou-se uma importante ferramenta para viabilizar a expansão da qualificação dos técnicos de enfermagem em oncologia no Brasil, sendo sua implementação estratégica para o Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectOncologia/educaçãopt_BR
dc.subjectMedical Oncology/educationpt_BR
dc.subjectOncología Médica/educaciónpt_BR
dc.subjectTécnicos de Enfermagempt_BR
dc.subjectLicensed Practical Nursespt_BR
dc.subjectEnfermeros no Diplomadospt_BR
dc.subjectTécnica Delphipt_BR
dc.subjectDelphi Techniquept_BR
dc.subjectTécnica Delphipt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectEducation, Continuingpt_BR
dc.subjectEducación Continuapt_BR
dc.titleMatriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem no Brasil: construção de um modelopt_BR
dc.title.alternativeEducational matrix for oncology qualification of nursing technicians in Brazil: construction of a modelpt_BR
dc.TypeDissertationpt_BR
dc.contributor.memberSantos, Antônio Tadeu Cheriff dos-
dc.contributor.memberFreire, Renata Pascoal-
dc.contributor.memberLima, Fernando Lopes Tavares de-
dc.contributor.memberCastro, Cristiane Pereira-
dc.degree.grantorINCApt_BR
dc.degree.departmentCOENSpt_BR
dc.degree.programSaúde Coletiva e Controle do Câncerpt_BR
dc.degree.localRio de Janeiropt_BR
dc.terms.abstractCancer is the second leading cause of death worldwide, making it a major public health problem. To combat it, prevention and control measures have become integral components of the political and technical agenda at all levels of the Brazilian government. Among the measures necessary to achieve the objectives of the current policy in the country, it is crucial to promote the training and specialization of health professionals to address the needs of people with cancer. Although nursing technicians play an important role within the multidisciplinary team, there are identified weaknesses in the training process for this category in cancer care. This study aimed to develop an educational matrix model that would enable the expansion of the qualification of oncology nursing technicians. A mixed research design with two approaches was used: document analysis and the Delphi method. In the document analysis, normative-legal documents produced and published by government agencies and the Nursing Council, between 1986 and 2021, were selected and included. Information related to the qualification process and the role of the nursing technician in oncology was extracted from the documents. A content analysis of the documents was perfomed to identify explicit frequencies or relevance of key themes. The results of the document analysis were used to structure the normative-political framework that guided the second phase of the study. In this phase, a modified single round Delphi method was employed, using the Paideia method as a reference. Data collection consisted of a semi-structured questionnaire sent virtually through Red Cap, to a panel of experts representing managers and professionals involved in healthcare, oncology, and professional technical education from different regions of the country, for a total of 20 participants. Content Validation Coefficient (CVC) was used for quantitative data analysis and model validation. The document was validated on the criteria of clarity of language, practical relevance and theoretical relevance, achieving scores of 0.90, 0.91 and 0.91 respectively. The document produced proved to be an important tool for expanding the qualification of oncology nursing technicians in Brazil, and its implementation is strategic for the Unified Health System.pt_BR
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Teses, Dissertações e Monografias Defendidas pelos Servidores do INCA

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