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dc.contributor.authorInstituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva-
dc.contributor.authorInstituto Nacional de Câncer (Brasil)-
dc.contributor.authorINCA-
dc.date.accessioned2025-03-18T16:38:42Z-
dc.date.available2025-03-18T16:38:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationINSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Modelo de matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem para atuação nos Centros e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Rio de Janeiro: INCA, 2025.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-88517-67-3-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17333-
dc.description23 p.pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta um produto técnico-tecnológico elaborado durante o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (PPGCan) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. O material foi desenvolvido com o intuito de propor um modelo de matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem para atuação nos Centros e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Trata-se de um modelo inovador, que servirá de base para a implementação de novas ações descentralizadas de ensino coordenadas pelo INCA. O modelo se propõe contribuir, juntamente com gestores, coordenadores de ensino e docentes, para a estruturação, o planejamento e a operacionalização de uma ação educacional de qualificação em oncologia para técnicos de enfermagem que atuam nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sua elaboração é o resultado de um delineamento misto de pesquisa realizado em três etapas. Na primeira etapa, desenvolveu-se uma “análise documental” de documentos normativos legais publicados no período de 1986 a 2021 por órgãos governamentais e pelo conselho da categoria de enfermagem. Foram extraídas dos documentos informações relacionadas com o processo de qualificação e a atuação do técnico de enfermagem em oncologia. Na segunda etapa, os resultados obtidos na análise documental foram utilizados para estruturação do arcabouço político normativo como fio condutor da proposta de modelo de matriciamento, que foi elaborado com base no referencial teórico-metodológico do método Paideia. Na terceira etapa foi conduzido um “consenso de especialistas pelo método Delphi”, envolvendo 20 profissionais de diferentes Regiões do país para validação. O conteúdo do modelo foi validado quanto à clareza, à pertinência e à relevância, sendo considerado um documento útil e adequado para o processo de implementação de cursos na modelagem proposta.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherINCApt_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectPalliative Carept_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectNeoplasiaspt_BR
dc.subjectNeoplasmspt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectEducación en Saludpt_BR
dc.subjectTécnicos de Enfermagempt_BR
dc.subjectLicensed Practical Nursespt_BR
dc.subjectEnfermeros no Diplomadospt_BR
dc.titleModelo de matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem para atuação nos Centros e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologiapt_BR
dc.title.alternativeEducational matrix support model for oncology qualification of nursing technicians to work in highly complex oncology care facilitiespt_BR
dc.title.alternativeModelo de apoyo matricial educativa para la capacitación en oncología de técnicos de enfermería para actuar en establecimientos de atención oncológica de alta complejidadpt_BR
dc.TypeBookpt_BR
dc.degree.grantorINCApt_BR
dc.degree.departmentCoordenação de Ensinopt_BR
Appears in Collections:Manuais publicados pela Área de Stricto Sensu

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