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dc.contributor.advisorSantana, Daniela Alves-
dc.contributor.authorPrimo, Rômulo Jalles-
dc.date.accessioned2025-04-17T18:33:24Z-
dc.date.available2025-04-17T18:33:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPRIMO, Rômulo Jalles. Financeirização do SUS nas políticas de rastreio do câncer do colo do útero. Orientadoras: Daniela Alves Santana e Izani Paes Saldanha. 2024. 24f. Trabalho de conclusão de curso (Educação Profissional Técnica de Nível Médio Habilitação em Citopatologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17414-
dc.description.abstractsexualmente transmissível (IST) de maior frequência em todo o mundo. O vírus é o principal causador do câncer de colo do útero, sendo este o terceiro que mais mata mulheres no país. Porém, ao norte, ocupa o primeiro lugar. Esses dados apontam uma carência em relação à prevenção do vírus nesta região. Objetivo: Analisar a crescente financeirização da saúde e sua relação com as políticas públicas de rastreio do câncer do colo do útero. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa e qualitativa com base em 09 (nove) artigos, 02 (dois) livros e 01 (um) relatório de recomendação encontrados em nove bases de dados, sendo elas: Ministério da Saúde, Inca, Acervo Saúde, Datasus, SciElo, The Lancet, PubMed e BMC. Resultados e Discussão: Ao analisar as fontes é perceptível o acúmulo de capital na saúde, em especial no setor de seguros; Também foi possível realizar o levantamento de cobertura do programa de rastreio do câncer do colo do útero e verificou-se ainda uma considerável desigualdade sendo as regiões Norte e Nordeste as mais carentes; Ao analisar o programa de recomendação do teste molecular, percebemos que a citologia convencional é extremamente mais barata e mesmo assim não abrange todo o país, sendo relevante sua manutenção como teste concomitante ou até mesmo substituto para as regiões de maior carência de atenção. Considerações finais: Diante de um cenário como esse, medidas de fomento a prevenção devem ser planejadas e executadas apenas com o intuito de agregar maior potencial de rastreio sem excluir a opção dos testes convencionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.subjectCitologíapt_BR
dc.subjectCitopatologiapt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectCommodificationpt_BR
dc.subjectMercantilizaciónpt_BR
dc.subjectEconomia e Organizações de Saúdept_BR
dc.subjectHealth Care Economics and Organizationspt_BR
dc.subjectEconomía y Organizaciones para la Atención de la Saludpt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectPublic Healthpt_BR
dc.subjectSalud Públicapt_BR
dc.titleFinanceirização da saúde e as políticas de rastreio do câncer do colo do úteropt_BR
dc.TypeTCCpt_BR
dc.contributor.advisorcoSaldanha, Izani Paes-
dc.degree.grantorINCApt_BR
dc.degree.departmentCoordenação de Ensinopt_BR
dc.degree.programEducação Profissional Técnica de Nível Médio Habilitação em Citopatologiapt_BR
dc.degree.localRio de Janeiropt_BR
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