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dc.contributor.advisorSilva, Mario Jorge Sobreira da-
dc.contributor.authorLamare, Renata de Figueiredo de-
dc.date.accessioned2025-04-22T14:32:57Z-
dc.date.available2025-04-22T14:32:57Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLAMARE, Renata de Figueiredo de. Educação permanente em cuidado paliativo em oncologia: necessidades e perspectivas segundo a concepção de médicos e enfermeiros da atenção primária da região de saúde Médio Paraíba no estado do Rio de Janeiro. 2023. 209f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2023.-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17415-
dc.description209 p.: il. color.pt_BR
dc.description.abstractUm sistema de saúde sustentável deve estar organizado para cuidar de pessoas de forma coerente com o local onde vivem. Por isso a importância de a atenção primária estar preparada para responder à premissa de que todo paciente com doença crônica deve ter acesso ao cuidado paliativo. Através de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada na atenção primária à saúde da região Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro, o objetivo desse estudo foi compreender as necessidades e perspectivas de médicos e enfermeiros em relação à educação permanente em cuidado paliativo em oncologia, com intuito de propor um projeto de intervenção para capacitação básica nessa área de atuação. Para tal, três etapas foram realizadas. A primeira incluiu entrevistas de médicos e enfermeiros da atenção primária para compreender o que seria substancial, dentro de um processo de aprendizagem relacionado ao cuidado paliativo nesse cenário. Na segunda etapa, uma proposta de ação educacional foi elaborada e validada, junto aos entrevistados. Por fim, a terceira etapa envolveu entrevistas com gestores da atenção primária local, cuja intenção foi identificar a usabilidade da ação educacional desenvolvida. Esses dados foram interpretados através da técnica de análise temática de conteúdo. E os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa empregados para análise e interpretação dos resultados. Os principais temas emergentes da primeira etapa foram: cuidado; acolhimento; comunicação; rede de apoio; e aprendizagem. Assim, foi elaborada uma estratégia educacional cujo objetivo, conteúdo, metodologia e carga horária foi validada com 80% ou mais de aceitação entre os médicos e enfermeiros entrevistados. A terceira etapa corroborou com a viabilidade da ação educacional, ao trazer a perspectiva do gestor da atenção primária local. A análise desse estudo permitiu inferir que a proposta educacional construída foi compatível com a prática de trabalho da atenção primária. Sobretudo por fundamentar um cuidado centrado no paciente, família e equipe de saúde, através de um processo de educação permanente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectPalliative Carept_BR
dc.subjectOncologiapt_BR
dc.subjectMedical Oncologypt_BR
dc.subjectOncología Médicapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectAtención Primaria de Saludpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectEducación en Saludpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.subjectSistema Único de Saludpt_BR
dc.titleEducação permanente em cuidado paliativo em oncologia: necessidades e perspectivas segundo a concepção de médicos e enfermeiros da atenção primária da região de saúde Médio Paraíba no estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.TypeDissertationpt_BR
dc.degree.grantorINCApt_BR
dc.degree.departmentCoordenação de Ensinopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Controle do câncerpt_BR
dc.degree.localRio de Janeiropt_BR
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