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dc.contributor.authorInstituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva-
dc.contributor.authorInstituto Nacional de Câncer (Brasil)-
dc.contributor.authorINCA-
dc.date.accessioned2025-05-15T18:19:05Z-
dc.date.available2025-05-15T18:19:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationINSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Guia de treinamento para farmacêuticos que atuam no preparo de terapia antineoplásica. Rio de Janeiro: INCA, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17464-
dc.description24 p.: il. color.pt_BR
dc.description.abstractEste guia surge como um produto técnico-tecnológico (PTT) desenvolvido durante o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (PPGCan) do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Tem como objetivo padronizar o treinamento dado aos farmacêuticos iniciantes ou que já atuam na Área de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e de Suporte (Apmas) do Serviço de Farmácia do Hospital do Câncer I (HC I) do INCA. Além do conteúdo técnico, presente nas instruções de serviço (IS), nos procedimentos operacionais padrão (POP), nos fluxogramas e em outros arquivos de apoio já existentes no serviço, este guia estabelece de forma clara os objetivos de aprendizagem e propõe o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para serem aplicadas em cada etapa do treinamento de preparo da terapia antineoplásica (TA). Foram organizados seis módulos, que abordam desde o risco ocupacional que envolve o preparo de antineoplásicos, passando pelas etapas de transporte, preparo, distribuição e dispensação, até o destino adequado dos resíduos gerados no preparo da TA na unidade do HC I. Para sua elaboração, foi estabelecido um caminho metodológico em três etapas. Primeiramente, foi realizado um estudo de caso, com entrevista dos profissionais envolvidos, observação participante e análise documental, objetivando compreender como eram realizados os treinamentos de preparo de TA na Apmas da unidade do HC I. Após a captação de informações e o desenvolvimento do fluxo de treinamento para cada uma das etapas envolvidas no preparo de TA, foi realizado um grupo focal com farmacêuticos especialistas em oncologia e com experiência em docência para discussão e consenso de quais metodologias de ensino-aprendizagem deveriam ser aplicadas a cada etapa do treinamento. Por fim, para realização da terceira e última etapa, as metodologias de ensino-aprendizagem propostas foram submetidas à apreciação de farmacêuticos especialistas no preparo de TA para validação final por meio do método Delphi.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherINCApt_BR
dc.subjectPreparações Farmacêuticaspt_BR
dc.subjectPharmaceutical Preparationspt_BR
dc.subjectPreparaciones Farmacéuticaspt_BR
dc.subjectAntineoplásicospt_BR
dc.subjectAntineoplastic Agentspt_BR
dc.subjectPadrões de Prática dos Farmacêuticospt_BR
dc.subjectPractice Patterns, Pharmacists'pt_BR
dc.subjectPautas de la Práctica Farmacéuticapt_BR
dc.titleGuia de treinamento para farmacêuticos que atuam no preparo de terapia antineoplásicapt_BR
dc.title.alternativeTraining guide for pharmacists involved in the handeling of antineoplastic therapypt_BR
dc.title.alternativeGuía de entrenamiento para farmacéuticos que trabajan en la preparación de terapia antineoplásicapt_BR
dc.TypeBookpt_BR
dc.degree.grantorINCApt_BR
dc.degree.departmentCoordenação de Ensinopt_BR
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