Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFrossard, Andrea Georgia De Souza-
dc.contributor.authorAguiar, Aline Baptista de-
dc.date.accessioned2025-07-15T13:50:28Z-
dc.date.available2025-07-15T13:50:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFROSSARD, Andrea; AGUIAR, Aline Baptista de. Metodologias ativas no ensino de Serviço Social: algumas considerações. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 5, p. e453169. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17583-
dc.descriptione453169pt_BR
dc.description.abstractOs jogos educativos como instrumentos de metodologia ativa de ensino se consolidam e se expandem para além das fronteiras da educação básica de ensino. O estudo possibilita uma discussão teórica sobre a promoção de competências e habilidades para o atuar do assistente social frente a uma aprendizagem disruptiva diante dos desafios do ensino-aprendizagem no campo social. Com base na perspectiva crítico dialética foi desenvolvido estudo qualitativo com uso de triangulação de dados como estratégia para atingir os objetivos propostos. Algumas experiências com novas tecnologias em simulação realística por meio da reconstituição da realidade hospitalar foram detectadas. Como consequência, se incorporou a abordagem das metodologias ativas de ensino com interface entre tecnologia digital, educação e games como possibilidade de inovação no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se, que no ensino superior, em especial, no campo de Serviço Social, a disciplina: estágio supervisionado é um espaço na grade curricular, locus privilegiado para a aplicação de realidades virtuais, com simulações com jogos em sala e fora dela. Para tal, é necessário ampliar investimentos financeiros e de recursos humanos para consolidação e desenvolvimento de novas tecnologias direcionado à formação de novos assistentes sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinarpt_BR
dc.relation.ispartofseries4;5-
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectMétodos Pedagógicospt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectSocial Workpt_BR
dc.subjectServicio Socialpt_BR
dc.subjectBrincadeiras e Brinquedospt_BR
dc.subjectPlay and Playthingspt_BR
dc.subjectJuego e Implementos de Juegopt_BR
dc.subjectJogos para Aprendizadopt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de Serviço Social: algumas consideraçõespt_BR
dc.title.alternativeActive teaching methodologies in Social Work: some considerationspt_BR
dc.title.alternativeMetodologías de enseñanza activa en Trabajo Social: algunas consideracionespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SERVIÇO SOCIAL.pdf308.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.