Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNoronha Filho, Gerson-
dc.contributor.authorResende, José B.-
dc.contributor.authorLemme, Antonio C.-
dc.contributor.authorNey Júnior, George-
dc.contributor.authorFrossard, Andrea Georgia De Souza-
dc.date.accessioned2025-07-15T14:25:09Z-
dc.date.available2025-07-15T14:25:09Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationNORONHA FILHO, Gerson; RESENDE, José B.; LEMME, Antonio C.; NEY JÚNIOR, George; FROSSARD, Andrea. Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais. Revista de Saúde Pública, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 3, p. 215–220, 1995.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17586-
dc.descriptionp. 215–220pt_BR
dc.description.abstractFoi realizada pesquisa com 80 alunos, no primeiro período do ciclo básico de medicina, que acompanharam o percurso de pacientes de primeira vez no ambulatório de um hospital universitário da região do Sudeste do Brasil. Foram feitas 260 entrevistas, proporcionando aos "alunos observadores" uma experiência controlada da trajetória dos pacientes, permitindo um confronto com outros valores, atitudes e expectativas, assim como a observação das queixas e sugestões dos usuários. O objetivo da pesquisa era o de abrir discussão, entre os alunos, desde o primeiro ano da graduação médica, sobre o modelo hegemônico de especialização precoce, questionando a identidade do futuro médico moldada por um currículo inadequado a responder às demandas concretas de cuidados da população. Os resultados, tanto pelos depoimentos dos alunos, como pela interpretação dos dados, estimulam a implementação de estratégias integradoras das atividades docentes-assistenciais, desde o início da formação profissional, com o objetivo de modificar o panorama do ensino atual.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.relation.ispartofseries29;3-
dc.subjectServiços de Integração Docente-Assistencialpt_BR
dc.subjectTeaching Care Integration Servicespt_BR
dc.subjectServicios de Integración Docente Asistencialpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEducation, Medicalpt_BR
dc.subjectEducación Médicapt_BR
dc.titleFormação médica e integração de atividades docentes e assistenciaispt_BR
dc.title.alternativeMedical training and the integration of teaching and assistential activitiespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais.pdf279.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.