Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/1988
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva | - |
dc.contributor.author | Instituto Nacional de Câncer (Brasil) | - |
dc.contributor.author | INCA | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T13:21:58Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14T13:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Projeto político-pedagógico. Rio de Janeiro: INCA, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7318-376-4 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/1988 | - |
dc.description.abstract | Em seus mais de 80 anos de existência, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) vem se destacando pela sua importante contribuição no controle do câncer no Brasil. Assumindo o protagonismo na formulação de políticas para estruturação da atenção oncológica, na condução de pesquisas e na atenção direta à população acometida por câncer, o INCA é também uma importante instituição de ensino que forma, qualifica e aperfeiçoa trabalhadores para atuarem no cuidado oncológico em todos os seus níveis, em especial no Sistema Único de Saúde (SuS). Este documento apresenta à comunidade INCA e aos seus parceiros a primeira versão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Instituto, elaborada entre maio de 2017 e maio de 2018, de forma, compartilhada e coletiva, pelo conjunto de trabalhadores da instituição e representantes de órgãos vinculados e parceiros. Na perspectiva de mobilizar a discussão e fazer pensar sobre o que e como se produz em educação, o Projeto busca reconhecer, reafirmar e validar o acúmulo de saberes construídos ao longo dos anos no ensino do INCA. O PPP do INCA pretende articular as dimensões política, pedagógica, ética e epistemológica do ato de educar em saúde, reafirmando o compromisso institucional com um processo de ensino construído a partir de um conjunto de atos que valorizam experiências e conhecimentos, transformando pessoas e sua produção no mundo do trabalho. Neste documento, serão apresentados, em seis capítulos, os conceitos adotados no ensino do INCA, o tipo de ensino ofertado, a estrutura disponível para atividades acadêmicas, as práticas metodológicas - formas de ensinar e aprender –, as ofertas e demandas de ensino, assim como as intenções e os desejos contidos no processo educativo. No Capítulo I - O ensino em saúde, será apresentado um breve cenário mundial e brasileiro do ensino em saúde. O Capítulo II - O ensino no INCA foi destinado à caracterização do perfil institucional, do histórico, do organograma e da estrutura de funcionamento, assim como à descrição das estruturas físicas e à apresentação das principais modalidades de ensino, dos perfis docente e discente, das formas de avaliação e da certificação. O Capítulo III - Fundamentação da prática acadêmica no INCA apresenta as concepções filosóficas e a identidade corporativa do ensino do INCA e os princípios metodológicos das práticas educativas. Já o Capítulo IV - Organização didático-pedagógica descreve as áreas de atuação acadêmica e os cursos disponíveis no Instituto. Os dois últimos, Capítulo V - Políticas em interface com o ensino e Capítulo VI - O ensino no INCA e sua inserção na comunidade, apresentam e descrevem, respectivamente, as políticas institucionais que fazem interface com as atividades de ensino e as relações e parcerias com outras instituições de ensino, saúde e pesquisa, públicas e privadas, tanto locais quanto regionais, nacionais e internacionais. O PPP não é um documento definitivo, devendo ser revisitado sistematicamente, sempre conectando a instituição às políticas vigentes – diretrizes e orientações nacionais e internacionais. Ele é, porém, uma importante proposição que auxilia na estruturação de planos a curto e médio prazos e na uniformização de linguagens e projetos de ensino. Sua consolidação como documento base deverá se dar a partir do exercício contínuo e incansável de afirmação dos seus princípios em todos os locais onde o INCA esteja representado. | pt_BR |
dc.publisher | INCA | pt_BR |
dc.subject | Formulação de Projetos | pt_BR |
dc.subject | Formulação de Políticas | pt_BR |
dc.subject | Institutos de Câncer | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.Type | Book | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros relacionados com a área de Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
projeto_politico_pedagogico.pdf | Projeto político pedagógico | 3.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.