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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/4914
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Moreira, Fernanda Duarte | - |
dc.contributor.author | Dullius, Jane | - |
dc.contributor.author | Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi | - |
dc.contributor.author | Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T12:23:36Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T12:23:36Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Fernanda Duarte et al. Atividades educativas na adesão ao tratamento com idosos diabéticos: complicadores e facilitadores do processo. Revista Portuguesa de Diabetes, v. 4, n. 3, p. 111-119, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1646-3994 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/4914 | - |
dc.description | p. 111-119.: tab. p&b. | - |
dc.description.abstract | Idosos são maioria entre diabéticos. Diabetes é uma condição de altíssimo custo social e financeiro. Educação em diabe tes é capaz de melhorar a qualidade de vida, a adesão às terapias e a evolução clínica, e reduzir custos. Objetivo: Referir e analisar aspectos das ações educativas que fa vorecem a adesão ao tratamento e evolução clínica do paciente idoso com diabetes. Material e Métodos: Revisão de artigos publicados no período 2000-2008 nas principais bases de dados da área: LILACS, MED LINE, PubMed e outras. Indexadores categorizados utilizados: com plicadores e facilitadores do processo. Resultados: Complicadores: educadores sem habilidades didático andragógicas e visando somente controle glicêmico; pacientes com medo da doença, complicações e morte; precário acesso a medica mentos e materiais;relação profissional-paciente de exigências mú tuas. Facilitadores: programas considerando componentes afetivos, sociais, de comunicação e técnicas motivadoras estão associados ao aumento da qualidade de vida; aspectos individuais considerados (aceitação da condição, autocuidados, experiências, motivação, au toconfiança); ambiente favorável com recursos disponíveis, profis sionais capacitados e familiares participativos; intercâmbio de expe riências aumenta autoestima; abordagem multidisciplinar e multi profissional; educador flexível, tolerante; fixar metas alcançáveis, avaliar resultados. Conclusão: Programas de educação para idosos diabéticos devem ser realizados por equipe multiprofissional técnica e didático-an dragogicamente capacitada para que a ação seja eficaz. | - |
dc.publisher | Revista Portuguesa de Diabetes | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Aged | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus | pt_BR |
dc.subject | Elementos Facilitadores Genéticos | pt_BR |
dc.subject | Enhancer Elements Genetic | pt_BR |
dc.title | Atividades Educativas na Adesão ao Tratamento com Idosos Diabéticos: complicadores e facilitadores do processo | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Nutrição |
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Atividades Educativas na Adesão ao Tratamento com Idosos Diabéticos Complicadores e Facilitadores do Process.pdf | 108.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
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