Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/4914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Fernanda Duarte-
dc.contributor.authorDullius, Jane-
dc.contributor.authorNovaes, Maria Rita Carvalho Garbi-
dc.contributor.authorKarnikowski, Margô Gomes de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-01-21T12:23:36Z-
dc.date.available2022-01-21T12:23:36Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMOREIRA, Fernanda Duarte et al. Atividades educativas na adesão ao tratamento com idosos diabéticos: complicadores e facilitadores do processo. Revista Portuguesa de Diabetes, v. 4, n. 3, p. 111-119, 2009.-
dc.identifier.issn1646-3994-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/4914-
dc.descriptionp. 111-119.: tab. p&b.-
dc.description.abstractIdosos são maioria entre diabéticos. Diabetes é uma condição de altíssimo custo social e financeiro. Educação em diabe tes é capaz de melhorar a qualidade de vida, a adesão às terapias e a evolução clínica, e reduzir custos. Objetivo: Referir e analisar aspectos das ações educativas que fa vorecem a adesão ao tratamento e evolução clínica do paciente idoso com diabetes. Material e Métodos: Revisão de artigos publicados no período 2000-2008 nas principais bases de dados da área: LILACS, MED LINE, PubMed e outras. Indexadores categorizados utilizados: com plicadores e facilitadores do processo. Resultados: Complicadores: educadores sem habilidades didático andragógicas e visando somente controle glicêmico; pacientes com medo da doença, complicações e morte; precário acesso a medica mentos e materiais;relação profissional-paciente de exigências mú tuas. Facilitadores: programas considerando componentes afetivos, sociais, de comunicação e técnicas motivadoras estão associados ao aumento da qualidade de vida; aspectos individuais considerados (aceitação da condição, autocuidados, experiências, motivação, au toconfiança); ambiente favorável com recursos disponíveis, profis sionais capacitados e familiares participativos; intercâmbio de expe riências aumenta autoestima; abordagem multidisciplinar e multi profissional; educador flexível, tolerante; fixar metas alcançáveis, avaliar resultados. Conclusão: Programas de educação para idosos diabéticos devem ser realizados por equipe multiprofissional técnica e didático-an dragogicamente capacitada para que a ação seja eficaz.-
dc.publisherRevista Portuguesa de Diabetespt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectAgedpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectElementos Facilitadores Genéticospt_BR
dc.subjectEnhancer Elements Geneticpt_BR
dc.titleAtividades Educativas na Adesão ao Tratamento com Idosos Diabéticos: complicadores e facilitadores do processopt_BR
dc.TypeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.