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dc.contributor.authorMoreira, Luciana Grucci Maya-
dc.contributor.authorRange, Carolina Netto-
dc.contributor.authorMelo, Maria Eduarda Leão Diogenes-
dc.contributor.authorMalhão, Thainá Alves-
dc.date.accessioned2022-01-31T12:26:14Z-
dc.date.available2022-01-31T12:26:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOREIRA, Luciana Grucci Maya et al. Considerações sobre a relação entre o consumo de bebidas muito quentes e Câncer: café e chá-mate em foco. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 62, n. 2, p. 155-158, 2016.-
dc.identifier.issn0034-7116-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/4987-
dc.descriptionp. 155-158.-
dc.description.abstractO consumo de bebidas quentes no Brasil é bastante difundido, sendo representado principalmente pelo café e chá-mate. Em média, a aquisição per capta anual domiciliar dos brasileiros é de 2,6kg de café, com pequenas variações entre as regiões do país1 . Os chás são consumidos em menores quantidades - 0,5kg/per capta/ano - sendo desses, 96,4% representados pelo chá-mate. Contudo, na Região Sul, o mate é amplamente consumido, com aquisição domiciliar per capta de 2,9/kg/ano, superando a média nacional de consumo de café. Na área rural dessa região, a média chega a 5,4kg/per capta/ano1 . A relação entre o consumo de café e a incidência de câncer tem sido investigada há décadas. Em uma monografia lançada pela International Agency for Research on Cancer (IARC), em 1991, o café foi classificado como substância possivelmente carcinogênica para humanos (Grupo 2B), com base em evidências limitadas oriundas de estudos epidemiológicos que associavam seu consumo ao câncer de bexiga2 . Essas evidências foram assim consideradas tendo em vista a possibilidade de viés ou fatores de confundimento que pudessem levar à associação entre câncer e a exposição regular ao café. Além disso, alguns achados já apontavam ausência de carcinogenicidade para câncer de mama e intestino grosso e evidências inadequadas para outros tipos de câncer2 . Por outro lado, os relatórios de atualização do World Cancer Research Fund/American Institute of Cancer Research (WCRF/AICR) apontaram evidências prováveis de diminuição no risco de desenvolvimento de câncer hepático e de endométrio, frente ao elevado consumo da bebida de café 3,4. Já o chá-mate quente havia sido classificado, em 1991, pela IARC como provavelmente carcinogênico para humanos (Grupo 2A), com base em alguns estudos de caso-controle realizados na América do Sul que apontaram associações positivas do consumo da bebida com o carcinoma de células escamosas de esôfago2 . No entanto, essas associações, em sua maioria, não haviam sido controladas pela temperatura na qual a bebida era consumida e, quando desconsiderado o fator temperatura, o mate foi classificado no Grupo 3 – não classificado como carcinogênico em humanos2 . Os possíveis mecanismos pelos quais o mate poderia elevar o risco de carcinoma de células escamosas de esôfago não estavam claros. Seria a presença de agentes carcinógenos no extrato da planta e/ou a elevada temperatura de consumo da bebida? Frente às limitações que embasaram a classificação da bebida de café e chá-mate pela IARC em 1991 as novas evidências a respeito do consumo regular dessas bebidas com o risco de câncer e as incertezas referentes aos possíveis mecanismos envolvidos nessas associações, a IARC, em 2014, definiu a reavaliação da carcinogenicidade do café e do chá-mate como de alta prioridade e avaliou pela primeira vez a carcinogenicidade de bebidas muito quentes. Diante das atualizações disponíveis sobre o tema, considera-se relevante destacar os apontamentos mais recentes sobre a relação entre o consumo dessas bebidas e o câncer.-
dc.publisherRevista Brasileira de Cancerologiapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEconomicspt_BR
dc.subjectEconomíapt_BR
dc.subjectBebidaspt_BR
dc.subjectBeveragespt_BR
dc.subjectNeoplasiaspt_BR
dc.subjectNeoplasmspt_BR
dc.subjectCafépt_BR
dc.subjectCoffeept_BR
dc.subjectPadrão de Identidade e Qualidade para Produtos e Serviçospt_BR
dc.subjectIdentity and Quality Standard for Products and Servicespt_BR
dc.subjectEstándar de Identidad y Calidad de Productos y Serviciospt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectAttentionpt_BR
dc.titleConsiderações sobre a relação entre o consumo de bebidas muito quentes e Câncer: café e chá-mate em focopt_BR
dc.title.alternativeConsiderations on th Relationship between the Consumption of very hot Beverages and Cancer: Coffee and Mate Tea in Focuspt_BR
dc.title.alternativeConsideraciones acerca de la Relación entre el Consumo de Bebidas muy Calientes y el Cáncer: el Café y el Té de Mate en el Focopt_BR
dc.TypeArticlept_BR
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