Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5002
Title: Associação dos tipos de dispneia e da ‘‘flexopneia’’ com as patologias cardiopulmonares nos cuidados de saúde primários
Authors: Cerón, Diana María Martínez
Rosa, Maria Luiza Garcia
Jorge, Antonio José Lagoeiro
Martins, Wolney de Andrade
Mesquita, Evandro Tinoco
Freire, Monica Di Calafiori
Kang, Hye Chung
Correia, Dayse Mary da Silva
Keywords: Insuficiência Cardíaca
Heart Failure
Atenção Primária à Saúde
Primary Health Care
Dispneia
Dyspnea
Dispneia Paroxística
Dyspnea Paroxysmal
Issue Date: 2017
Publisher: Rev Port Cardiol.
Citation: CERÓN, Diana María Martínez et al. Associação dos tipos de dispneia e da ‘‘flexopneia’’ com as patologias cardiopulmonares nos cuidados de saúde primários. Rev Port Cardiol., v. 36, n. 3, p. 179-186, 2017.
Abstract: Introdução: A dispneia é o sintoma mais comummente reportado por pacientes com insuficiên cia cardíaca, doenc¸as pulmonares, obesos e idosos. Recentemente, a dispneia na anteflexão do tórax − flexopneia − foi descrita entre os pacientes com insuficiência cardíaca. Objetivo: Estimar a associac¸ão da dispneia aos esforc¸os, ortopneia, dispneia paroxística noturna e flexopneia com as doenc¸as crônicas não transmissíveis e, especialmente, com a insuficiência cardíaca e seus fenótipos na atenc¸ão primária. Métodos: Estudo transversal que incluiu 633 indivíduos de 45-99 anos, sorteados entre os cadas trados no programa Médico de Família de Niterói, Brasil. Os participantes foram submetidos a questionário estruturado, avaliac¸ão clínica, exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocar diograma, em único dia. Resultados: A dispneia paroxística noturna e a flexopneia apresentaram associac¸ão com a insufi ciência cardíaca antes do ajuste (ORb = 2,42; IC 95% = 1,10-5,29 e ORb = 2,59; IC 95% = 1,52-4,44, respectivamente). Nos modelos múltiplos, a doenc¸a pulmonar obstrutiva crônica, angina pec toris e o infarto do miocárdio não mostraram associac¸ão com a flexopneia. Conclusão: A flexopneia foi a única que não se associou com as doenc¸as respiratórias e as doenc¸as coronarianas. Mesmo após o controle pela depressão e índice de massa corporal manteve associac¸ão com a insuficiência cardíaca e com a insuficiência cardíaca com frac¸ão de ejec¸ão preservada, mostrando-se como um sintoma promissor para diferenciar a insuficiência cardíaca dos outros dois grupos de doenc¸a.
Description: p. 179-186.: tab. p&b.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5002
ISSN: 0870-2551
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Terapia Intensiva



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.