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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Melo, Myllena Cândida de | - |
dc.contributor.author | Queluci, Gisella de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Gouvêa, Mônica Villela | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T17:57:40Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T17:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1980-220X | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5150 | - |
dc.description | 2014; 48(4):706-14 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Investigar o ensino prático de residentes de Enfermagem de uma residência oncológica multiprofissional. Método: Pesquisa descritiva qualitativa, embasada na metodologia da problematização e em suas etapas, representadas pelo Arco de Maguerez. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo. Resultados: Elementos potencializadores e limitantes da residência nortearam o desenho de um protocolo de ensino prático na perspectiva dos residentes, estruturado em três etapas: acolhimento e ambiência; cuidados de Enfermagem a partir de situações-problema e processo de avaliação. Conclusão: A sistematização do ensino prático promoveu a autonomia dos sujeitos e a aproximação do ensino à realidade, tornando a residência menos extenuante, aflitiva e estressante. | - |
dc.publisher | Rev Esc Enferm USP | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Education Nursing | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | Problem-Based Learning | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje Basado en Problemas | pt_BR |
dc.subject | Educación en Enfermería | pt_BR |
dc.subject | Internato não Médico | pt_BR |
dc.subject | Internship Nonmedical | pt_BR |
dc.subject | Internado no Médico | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Preceptorship | pt_BR |
dc.subject | Preceptoría | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem Oncológica | pt_BR |
dc.subject | Oncology Nursing | pt_BR |
dc.subject | Enfermería Oncológica | pt_BR |
dc.title | Problematizing the multidisciplinary residency in oncology: a practical teaching protocol from the perspective of nurse residents | pt_BR |
dc.title.alternative | Problematizando a Residência Multiprofissional em Oncologia: Protocolo de Ensino Prático na Perspectiva de Residentes de Enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Problematizando la Residencia Multiprofesional en Oncología: Protocolo de Enseñanza Práctica desde la Perspectiva de Residentes de Enfermería | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.description.abstracten | Objective: To investigate practical teaching of nurse residents in a multidisciplinary residency in oncology. Method: A qualitative descriptive study grounded in the problematization methodology and its steps, represented by the Maguerez Arch. Data were analyzed using content analysis. Results: Potentiating and limiting elements of the residency guided the design of a practical teaching protocol from the perspective of residents, structured in three stages: Welcoming and ambience; Nursing care for problem situations; and, Evaluation process. Conclusion: Systematization of practical teaching promoted the autonomy of individuals and the approximation of teaching to reality, making residency less strenuous, stressful and distressing. | - |
dc.description.abstractes | Objetivo: Investigar la enseñanza práctica de los residentes de enfermería de una residencia oncológica multiprofesional. Método: Investigación descriptiva cualitativa, basada en la metodología de problematización y en sus etapas, representadas por el Arco de Maguerez. Los datos fueron analizados mediante el análisis de contenido. Resultados: Tanto factores potenciadores y limitantes de la residencia guiaron el diseño de un protocolo de enseñanza práctica desde la perspectiva de los residentes, estructurado en tres etapas: acogida y ambiente; cuidados de enfermería a partir de situaciones problema y proceso de evaluación. Conclusión: La sistematización de la enseñanza práctica promueve la autonomía de los sujetos y la aproximación de la enseñanza a la realidad, haciendo la residencia menos agotadora, angustiante y estresante. | - |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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Problematizing the multidisciplinary residency in oncology a practical teaching protocol from the perspective of nurse residents..pdf | 552.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
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