Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo, Myllena Cândida de-
dc.contributor.authorQueluci, Gisella de Carvalho-
dc.contributor.authorGouvêa, Mônica Villela-
dc.date.accessioned2022-02-16T17:57:40Z-
dc.date.available2022-02-16T17:57:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1980-220X-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5150-
dc.description2014; 48(4):706-14-
dc.description.abstractObjetivo: Investigar o ensino prático de residentes de Enfermagem de uma residência oncológica multiprofissional. Método: Pesquisa descritiva qualitativa, embasada na metodologia da problematização e em suas etapas, representadas pelo Arco de Maguerez. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo. Resultados: Elementos potencializadores e limitantes da residência nortearam o desenho de um protocolo de ensino prático na perspectiva dos residentes, estruturado em três etapas: acolhimento e ambiência; cuidados de Enfermagem a partir de situações-problema e processo de avaliação. Conclusão: A sistematização do ensino prático promoveu a autonomia dos sujeitos e a aproximação do ensino à realidade, tornando a residência menos extenuante, aflitiva e estressante.-
dc.publisherRev Esc Enferm USPpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducation Nursingpt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningpt_BR
dc.subjectAprendizaje Basado en Problemaspt_BR
dc.subjectEducación en Enfermeríapt_BR
dc.subjectInternato não Médicopt_BR
dc.subjectInternship Nonmedicalpt_BR
dc.subjectInternado no Médicopt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectPreceptorshippt_BR
dc.subjectPreceptoríapt_BR
dc.subjectEnfermagem Oncológicapt_BR
dc.subjectOncology Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermería Oncológicapt_BR
dc.titleProblematizing the multidisciplinary residency in oncology: a practical teaching protocol from the perspective of nurse residentspt_BR
dc.title.alternativeProblematizando a Residência Multiprofissional em Oncologia: Protocolo de Ensino Prático na Perspectiva de Residentes de Enfermagempt_BR
dc.title.alternativeProblematizando la Residencia Multiprofesional en Oncología: Protocolo de Enseñanza Práctica desde la Perspectiva de Residentes de Enfermeríapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjective: To investigate practical teaching of nurse residents in a multidisciplinary residency in oncology. Method: A qualitative descriptive study grounded in the problematization methodology and its steps, represented by the Maguerez Arch. Data were analyzed using content analysis. Results: Potentiating and limiting elements of the residency guided the design of a practical teaching protocol from the perspective of residents, structured in three stages: Welcoming and ambience; Nursing care for problem situations; and, Evaluation process. Conclusion: Systematization of practical teaching promoted the autonomy of individuals and the approximation of teaching to reality, making residency less strenuous, stressful and distressing.-
dc.description.abstractesObjetivo: Investigar la enseñanza práctica de los residentes de enfermería de una residencia oncológica multiprofesional. Método: Investigación descriptiva cualitativa, basada en la metodología de problematización y en sus etapas, representadas por el Arco de Maguerez. Los datos fueron analizados mediante el análisis de contenido. Resultados: Tanto factores potenciadores y limitantes de la residencia guiaron el diseño de un protocolo de enseñanza práctica desde la perspectiva de los residentes, estructurado en tres etapas: acogida y ambiente; cuidados de enfermería a partir de situaciones problema y proceso de evaluación. Conclusión: La sistematización de la enseñanza práctica promueve la autonomía de los sujetos y la aproximación de la enseñanza a la realidad, haciendo la residencia menos agotadora, angustiante y estresante.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.