Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Verônica Caé da-
dc.contributor.authorViana, Ligia de Oliveira-
dc.contributor.authorRasche, Alexandra Schmitt-
dc.contributor.authorAperibense, Pacita Geovana Gama de Sousa-
dc.contributor.authorTelles, Audrei Castro-
dc.contributor.authorMatias, Daniela de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-16T18:29:03Z-
dc.date.available2022-03-16T18:29:03Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2178-2091-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5815-
dc.descriptionVol.13(3)-
dc.description.abstractObjetivo: Descrever a capacitação do enfermeiro para o desenvolvimento da preceptoria na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS). Métodos: Recorte da tese de doutorado “Os saberes que emergem da prática social do enfermeiro-preceptor na residência multiprofissional em saúde”, de 2017. Estudo de caso único, de uma instituição de saúde do Rio de Janeiro (RJ). Foram entrevistados 46 participantes de 2 programas de RMS, analisados e categorizados os resultados em unidades com análise temática. Resultados: A capacitação para atuar na RMS passa por vivências peculiares, de acordo com o cenário, tempo de formação profissional, o interesse, o envolvimento, o incentivo, o tempo na RMS, as questões que experimentou com os residentes e demais protagonistas e a instrumentalização para esta prática. Os depoentes apontaram como essencial um profissional atualizado, que tenha apropriação de um conteúdo mínimo de saberes do campo da educação para além dos atributos pessoais, como o gostar de ensinar e dos profissionais, ser um excelente enfermeiro assistencial. Tal aprendizado pode ocorrer por meio de cursos de capacitação para preceptoria. Conclusão: O enfermeiro-preceptor além de ter experiência na área, precisa de capacitação permanente para desenvolver as ações junto aos residentes no cenário vivo dos serviços de saúde.-
dc.publisherREASpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectPreceptorshippt_BR
dc.subjectPreceptoríapt_BR
dc.subjectInternato não Médicopt_BR
dc.subjectInternship, Nonmedicalpt_BR
dc.subjectInternado no Médicopt_BR
dc.titleCapacitação para o exercício da preceptoria pelo enfermeiro na Residência Multiprofissional em Saúdept_BR
dc.title.alternativeTraining for the exercise of preceptorship by nurses in the Multiprofessional Residency in Healthpt_BR
dc.title.alternativeFormación para el ejercicio de la preceptoría por enfermeros en la Residencia Multiprofesional en Saludpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjective: To describe the training of nurses for the development of preceptorship in the Multiprofessional Residency in Health (RMS). Methods: Clipping of the doctoral thesis “The knowledge that emerges from the social practice of the nurse-preceptor in the multiprofessional residency in health”, from 2017. Single case study, from a health institution in Rio de Janeiro (RJ). 46 participants of 2 RMS programs were interviewed, the results were analyzed and categorized in units with thematic analysis. Results: The training to work in the RMS goes through peculiar experiences, according to the scenario, professional training time, interest, involvement, encouragement, time in the RMS, the issues that it experienced with residents and other protagonists and the instrumentalization for this practice. The deponents pointed out as essential an updated professional, who has a minimum content of knowledge in the field of education in addition to personal attributes, such as enjoying teaching and the professionals, being an excellent care nurse. Such learning can occur through training courses for preceptorship. Conclusion: The nurse-preceptor, in addition to being have experience in the area, needs permanent training to develop actions with residents in the living scenario of health services.-
dc.description.abstractesObjetivo: Describir la formación de enfermeros para el desarrollo de la preceptoría en la Residencia Multiprofesional en Salud (RMS). Métodos: Recorte de la tesis doctoral “El conocimiento que surge de la práctica social del enfermero-preceptor en la residencia multiprofesional en salud”, de 2017. Estudio de caso único, de una institución de salud en Rio de Janeiro (RJ). Se entrevistaron 46 participantes de 2 programas de RMS, los resultados se analizaron y categorizaron en unidades con análisis temático. Resultados: La formación para trabajar en la RMS pasa por experiencias peculiares, según el escenario, tiempo de formación profesional, interés, implicación, estímulo, tiempo en la RMS, las problemáticas que vivió con los residentes y otros protagonistas y la instrumentalización para ello práctica. Los declarantes señalaron como imprescindible un profesional actualizado, que tenga un contenido mínimo de conocimientos en el campo de la educación además de atributos personales, como disfrutar de la docencia y de los profesionales, ser un excelente enfermero de cuidados. Este aprendizaje puede ocurrir a través de cursos de formación para la preceptoría. Conclusión: La enfermera-preceptora, además de tener experiencia en el área, necesita una formación permanente para desarrollar acciones con los residentes en el escenario de vida de los servicios de salud.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.