Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5989
Title: A Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos na perspectiva da gestão de cadeias de suprimentos: o papel das TIC.
Other Titles: La Red Brasileña de Producción de Medicamentos Pública en la perspectiva de la gestión de la cadena de suministro: el papel de las TIC.
The Brazilian Network for Public Production of drugs in the perspective of supply chain management: The role of ICT.
Authors: Souza, Ana Luíza Pimenta de
Pitassi, Claudio
Bouzada, Marco Aurélio Carino
Gonçalves, Antônio Augusto
Keywords: Tecnologia da Informação
Information Technology
Organização e Administração
Organization and Administration
Organización y Administración
Tecnología de la Información
Organização e Administração
Organization and Administration
Organización y Administración
Laboratórios
Laboratories
Laboratorios
Farmacêuticos
Pharmacists
Farmacéuticos
Laboratório Oficial
Official Laboratory
Laboratorio Oficial
Brasil
Brazil
Issue Date: 2015
Publisher: Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 49(3):615-641, maio/jun. 2015
Abstract: A indústria farmacêutica configura-se como um oligopólio, com produtos diferenciados em segmen tos de classes terapêuticas específicas. As grandes farmacêuticas globais concentram seus esforços de pesquisa e de comercialização nas doenças degenerativas, que trazem maior retorno financeiro. No Brasil, destaca-se a presença de um conjunto de laboratórios públicos, os quais compõem a Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos (RBPPM), voltados para as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em grande parte negligenciadas pelas Big Pharmas. O objetivo deste estudo é investigar o uso pelos laboratórios farmacêuticos oficiais brasileiros das contribuições derivadas das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sentido da integração da cadeia de suprimentos da RBPPM. Em sua primeira fase, a pesquisa de campo foi realizada por meio de uma abordagem quantitativa em todos os laboratórios oficiais afiliados à Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Brasileiros (Alfob). Essa análise permitiu levantar questões que foram aprofundadas por meio da abordagem qualitativa em três laboratórios selecionados da fase anterior. As evidências coletadas permitem concluir que os objetivos descritos na criação da RBPPM, cujo alcance poderia ser facilitado pela adoção dos atributos da GCS pela rede capitaneada pelo Ministério da Saúde, ainda são inci pientes e erráticos. O estudo demonstrou que, apesar das evidências teóricas e empíricas a respeito da capacidade das TIC de integrar processos, os laboratórios públicos brasileiros ainda fazem pouco uso das tecnologias estudadas na gestão de cadeias de suprimento (GCS), e o desempenho das poucas ferramentas encontradas revelou-se incipiente e insatisfatório. É bem provável que essa evidência seja uma decorrência natural do fato de que a RBPPM não utilizava uma abordagem de GCS na época em que esta pesquisa foi realizada.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5989
ISSN: 1982-3134
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Administração



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.