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dc.contributor.authorSabbadini, Francisco Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Mario Jorge Ferreira de-
dc.contributor.authorSouza, Marcelo Oliveira-
dc.contributor.authorGonçalves, Antônio Augusto-
dc.date.accessioned2022-03-24T16:56:37Z-
dc.date.available2022-03-24T16:56:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2176-8412-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6000-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é contribuir para a avaliação das condições relativas à gestão da capacidade de atendimento em um hospital público no sentido de promover melhoria da acessibilidade aos serviços e qualidade do atendimento médico no serviço de pronto atendimento daquela instituição. Um modelo de simulação a eventos discretos foi desenvolvido para a avaliação de diversos cenários, com vistas ao dimensionamento dos recursos humanos e materiais necessários para a redução do tempo de espera no atendimento, considerando a relação entre a oferta de serviços e a demanda por atendimento. Neste estudo identificou-se que a disponibilidade de leitos é uma restrição no processo de serviço. A metodologia considerada busca uma redução no nível de insatisfação com a prestação de serviços assim como a melhoria da qualidade da atenção aos pacientes. Os resultados demonstraram que a aplicação da simulação a eventos discretos na saúde é uma área promissora da pesquisa operacional.-
dc.publisherRevista de Administração da Fatea, v. 9, n. 9, p. 110-120, ago./dez., 2014.pt_BR
dc.subjectOrganização e Administraçãopt_BR
dc.subjectOrganization and Administrationpt_BR
dc.subjectCapacidade Vitalpt_BR
dc.subjectVital Capacitypt_BR
dc.subjectGerenciamento de Dadospt_BR
dc.subjectData Managementpt_BR
dc.subjectOrganização e Administraçãopt_BR
dc.subjectOrganization and Administrationpt_BR
dc.subjectCapacidade Vitalpt_BR
dc.subjectVital Capacitypt_BR
dc.subjectCapacitação em Serviçopt_BR
dc.subjectInservice Trainingpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulation Techniquept_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.subjectEmergenciespt_BR
dc.titleA Simulação em Serviço de Pronto Atendimento Hospitalarpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenThe aim of this paper is to contribute to the evaluation of the conditions related to the management of attendance capacity in a public hospital in order to improve the quality, the accessibility and medical services. A discrete event simulation model has been developed to evaluate different scenarios focusing the provision of the human and material resources to reduction waiting time in the service, considering the relationship between supply and demand. In this study it has been identified that the bed´s availability represents a constraint. The methodology adopted attempts to reduce the level of dissatisfaction related to the services, as well as to improve the quality of the patient care. The results demonstrate that the application of discrete event simulation in health is a very promising area of operational research.-
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