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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6041
Title: | A produção do conhecimento da enfermagem brasileira na oncopediatria e sistematização da assistência de enfermagem |
Other Titles: | The production of the knowledge of brazilian nursing in oncopediatria and the nursing care systematization |
Authors: | Coelho, Caroline Dias Decott Firmino, Flávia |
Keywords: | Processo de Enfermagem Nursing Process Enfermagem Pediátrica Pediatric Nursing Neoplasias Neoplasms |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Rev Pesq Saúde |
Abstract: | Introdução: A revisão da produção de conhecimento da área da saúde pode determinar maior sucesso no elenco de cuidados voltados às ações reparadoras e promotoras da saúde. A Enfermagem depara-se com o desafio de sistematizar suas ações de cuidado profissional nas distintas especialidades clínicas em que atua. O objetivo desta pesquisa foi analisar as pesquisas produzidas por enfermeiros na área da oncopediatria e sintetizar as orientações técnicas e os cuidados de enfermagem apontados com vistas a oferecer subsídios para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O método utilizado foi o de revisão bibliográfica, cujas fontes pesquisadas foram a Revista Brasileira de Cancerologia e a Revista Brasileira de Enfermagem, no período de 1996-2009. Foram selecionados artigos produzidos por enfermeiros, com ou sem parceria de outros profissionais, cujo título explicitasse a assistência à criança portadora de câncer. O referencial teórico utilizado foi a proposta de Wanda Aguiar Horta. Resultou a identificação de nove artigos com a formação dos eixos temáticos: (1) percepções das enfermeiras quanto à assistência; (2) sentimentos presentes na criança em fase terminal; (3) aspectos psicossociais; (4) assistência à família; (5) uso da medicina não-convencional; (6) extravasamento de quimioterápicos. Conclui-se que a atenção clínica dos enfermeiros oncopediatras deve contemplar as dimensões: criança adoecida, irmãos saudáveis, e pais/cuidador. Devem ter competências clínicas, relacionais, e capacidade pedagógica. As instituições de saúde devem apoiá-los na formação e manutenção de grupos informativos e terapêuticos. |
Description: | 11(3): 54-59, set-dez, 2010 |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6041 |
ISSN: | 2179-6238 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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