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dc.contributor.authorCoelho, Juliana Chaves-
dc.contributor.authorSantos, Juliano dos-
dc.contributor.authorSilva, Magda Aparecida dos Santos-
dc.contributor.authorMeira, Karina Cardoso-
dc.contributor.authorValle, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2022-04-04T14:16:59Z-
dc.date.available2022-04-04T14:16:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0101-6067-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6195-
dc.description2016;61:55-63-
dc.description.abstractObjetivo: Comparar as atitudes e conhecimentos de enfermeiros residentes frente à dor no doente com câncer após intervenção educativa. Métodos: Estudo longitudinal que envolveu 16 enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Rio de Janeiro, no período de março a setembro de 2014. Os enfermeiros residentes que concordaram e preencheram aos critérios do estudo, responderam um questionário com as características demográficas e profissionais e o instrumento “Conhecimento do Enfermeiro sobre o Manejo da Dor no Câncer- OMS”, construído segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde, composto pelos domínios Avaliação da dor, Estratégias de controle e Cuidado contínuo, submetido à validação de conteúdo por peritos, tendo sua pontuação variando entre 0 e 100. Todos os residentes foram avaliados em quatro momentos: antes da intervenção educativa e mais três avaliações com intervalos de 60 dias entre elas, totalizando seis meses de seguimento. Resultados: A maioria era mulheres (93,7%), com idade média de 24 anos e recém-formados. O instrumento mostrou que estes residentes possuíam conhecimento prévio moderado sobre o manejo da dor e a intervenção educativa mostrou resultados pouco satisfatórios. No resultado total do instrumento houve declínio no conhecimento e atitudes, da terceira avaliação (74,4 pontos) para a quarta (69,9) que foi estatisticamente significativo (p=0,05). Conclusões: O estudo mostrou que os enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia apresentavam previamente conhecimento e atitudes moderados frente ao manejo da dor e a os efeitos da intervenção educativa foram insatisfatórios.-
dc.publisherArq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulopt_BR
dc.subjectManejo da Dorpt_BR
dc.subjectPain Managementpt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectConhecimentos, Atitudes e Prática em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Knowledge, Attitudes, Practicept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleConhecimento de enfermeiros residentes sobre o manejo da dor no câncer: a influência de uma intervenção educativapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of nurse residents in relation to pain management in cancer: the influence of an educational interventionpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenPurpose: To compare the attitudes and knowledge of nurse residents in relation to cancer pain after educational intervention. Methods: Longitudinal study conducted in 16 nurses of the Multidisciplinary Residency Program in Oncology at High Complexity Center in Oncology (CACON), from the March and September 2014. The nurse residents agreed and met the study criteria, were applied a questionnaire with demographic and professional data and the instrument on “Knowledge Nurse about Pain Management in Cancer- WHO”, constructed according to the recommendations of the World Health Organization, composed of into areas Evaluation pain, Control strategies and Continuous care, submitted to content validation by experts, with their score ranging from 0 to 100. All the nurse residents were evaluated in four times, before the educational intervention and more three evaluations with intervals of 60 days between them totaling 6 months of follow-up. Results: The most were women (93.7%) with mean age of 24 years and recent graduates. The instrument showed that these residents had moderate prior knowledge about pain management and the educational intervention showed unsatisfactory results. In the total sum of the three areas and items the instrument showed a decrease in knowledge and attitudes, the third asseesment (74.4 points) to fourth assessment (69.9) and was statistically significant (p = 0.05). Conclusions: The study showed that nurses of Multidisciplinary Residency Program in Oncology previously showed moderate knowledge and attitudes toward pain management and the effects of the educational intervention were unsatisfactory.-
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