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dc.contributor.authorSantos, Ronan dos-
dc.date.accessioned2022-04-05T12:31:04Z-
dc.date.available2022-04-05T12:31:04Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6238-
dc.description.abstractTrata-se de uma investigação fundamentada na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, cujo objeto de estudo foi o significado das orientações da Consulta de Enfermagem na perspectiva do familiar no tratamento quimioterápico ambulatorial da criança portadora de câncer. O objetivo foi compreender este significado. Pesquisa qualitativa onde o cenário foi o Centro de Quimioterapia Infantil do INCA-HC1 e os sujeitos foram os familiares das crianças em tratamento quimioterápico. Após aprovação do Comitê de Ética Institucional sob o nº067/08 em consonância com os critérios éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde conforme resolução 196/96, os seis depoimentos obtidos por meio de entrevista fenomenológica, permitiram a partir dos “motivos-para”, compreender a ação subjetiva dos sujeitos mediante a constituição das categorias concretas do vivido: Interagir com o novo para aprender a cuidar na prática; Adquirir conhecimentos a partir da Consulta de Enfermagem para atender as necessidades do cliente; e Valorizar a ação educativa do enfermeiro a partir do apoio profissional. O “motivo-porque” emergiu através da categoria: Da ação intencional do enfermeiro às mudanças conceituais do familiar da criança sob tratamento quimioterápico. A partir daí, foi possível construir o tipo vivido “familiar que acompanha o tratamento quimioterápico ambulatorial da criança portadora de câncer frente às orientações recebidas no momento da atividade assistencial Consulta de Enfermagem”. Interpretou-se como sendo: familiares de ambos os sexos, que apresentam laços de consangüinidade com as crianças submetidas ao tratamento quimioterápico, encaminhados à Consulta de Enfermagem no início do tratamento de suas crianças por norma institucional. Na consulta encontram acolhimento para o enfrentamento de uma vivência singular, onde experienciam tratamento que traz como conseqüências, efeitos adversos nos vários sistemas corporais de suas crianças, expressos por: alterações da imagem corporal, baixa da imunidade e necessidade de cuidados específicos. Obtém ainda na Consulta a possibilidade de interagir com o novo, para aprender a cuidar na prática, além da aquisição de conhecimentos para atender as necessidades de suas crianças, possibilitando valorizar o enfermeiro a partir do apoio profissional recebido, levando-os às mudanças conceituais. Com a evolução do estudo, emergiu o significado atribuído pelos sujeitos à ação educativa Consulta de Enfermagem no ambulatório da quimioterapia infantil como: um momento de aprendizagem das ações educativas na prática dos cuidados para com as crianças, para que possam promover um mundo da vida com possibilidades de vida a partir de trocas contínuas entre enfermeiros e familiares. Concluímos que a ação intencional do enfermeiro em realizar a ação educativa na Consulta de enfermagem no espaço das áreas de especialidades, como aqui foi tratada a quimioterapia infantil, converge com as exigências dispostas na resolução COFEN 272/2002 sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, nas Instituições de Saúde Brasileiras. Salientamos que a partir do alcance do objetivo proposto neste estudo, de aprender a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz e suas concepções, a ação educativa Consulta de Enfermagem a nosso ver, se apresenta como direcionadora das ações de enfermagem realizadas com os clientes, estando fundamentada na necessidade de cientificidade das ações desenvolvidas, tendo como sustentação os “motivos” dos nossos sujeitos.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
dc.subjectEnfermagem Oncológicapt_BR
dc.subjectOncology Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermería Oncológicapt_BR
dc.subjectTratamento Farmacológicopt_BR
dc.subjectDrug Therapypt_BR
dc.subjectQuimioterapiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectNiñopt_BR
dc.titleO significado da ação educativa consulta de enfermagem no ambulatório de quimioterapia infantil: Perspectiva dos familiarespt_BR
dc.TypeThesispt_BR
dc.description.abstractenIt treats of an investigation that was based on the Sociological Phenomenology of Alfred Schutz, whose study object was the meaning of the Nursing Consultation´ s orientations in the familiar´ s perspective in the ambulatory chemotherapy treatment of the child carrier of cancer and the objective was to understand this meaning. Qualitative research where the scenario was the Centro de Quimioterapia Infantil of the INCA-HC1 and the subjects were the children’s familiars under chemotherapy treatment. The six testimonies obtained by means of phenomenological interview, after approval of the Comitê de Ética Institucional under the n. 067/08 in according with the ethical criteria established by the Conselho Nacional de Saúde according to the 196/96 resolution, permitted from the “motives-to”, understand the subjective action of the subjects through the constitution of the experienced´ s concrete categories: Interact with the new to learn to give care in the practice, acquire knowledge from the Nursing Consultation to attend the client´ s needs and valorize the nurse´ s educative action from the professional support. The “motive-why” emerged through the category: From the intentional action of the nurse to the conceptual changes of the child´ s familiar under chemotherapy treatment. From then, it was possible to build the experienced type “familiar who accompany the ambulatory chemotherapy treatment of the child carrier of cancer in front of the orientations received in the moment of the Nursing Consultation assistance activity”, and interpret it as being familiars of both of the sexes, that present links of blood relation with the children submitted to the chemotherapy treatment and directed to the Nursing Consultation at the beginning of the treatment of theirs children by institutional practice, and that in it meet the reception to the confrontation of a singular experience where experience a treatment that brings as consequences, adverse effects of theirs children´ s various corporal systems, expressed by alterations of the corporal image, low immunity and need of specific care, obtaining in the Nursing Consultation the possibility of interacting with the new to learn how to give care in the practice, beyond the acquisition of knowledge to attend theirs children´ s needs, making possible to valorize the nurse from the professional support received, taking them to the conceptual changes. With the study evolution, it emerged the meaning attributed by the subjects to the Nursing Consultation educative action in the infantile chemotherapy ambulatory as: A moment of the apprenticeship of the educative actions in the care practices to with the children in order to they can promote a life world with life possibilities from the continuous changes between nurses and familiars. We concluded that the nurse´ s intentional action in realizing the Nursing Consultation educative action in the space of the specialty areas, as here was treated the infantile chemotherapy, converge with the requisitions disposed in the COFEN 272/2002 resolution about the Nursing Assistance Systematization - SAE- in the Brazilian Health Institutions. We emphasize that from the reach of the proposed objective in this study, of the learning the Alfred Schultz ´s Sociological Phenomenology and his conceptions, the Nursing Consultation educative action in our opinion, presents as guider of the nursing actions realized with the clients, being based on the need of science property of the developed action, having as support the “motives” of our subjects.-
Appears in Collections:TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas

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