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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6267
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Juliano dos | - |
dc.contributor.author | Meira, Karina Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T11:57:26Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T11:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 1982-4785 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6267 | - |
dc.description | Vol. 6 (Supl. 3). Abril, 2015 p.2024-38 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratóriodescritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente namobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram às OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo. | - |
dc.publisher | Revista Eletrônica Gestão & Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Materiais de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching Materials | pt_BR |
dc.subject | Materiales de Enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Thinking | pt_BR |
dc.subject | Pensamiento | pt_BR |
dc.title | Operações de pensamento e estratégias de ensino: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Thinking operations and teaching strategies: relationships and complexity as an alternative to decision-making in the dynamics of teaching and learning processes | pt_BR |
dc.title.alternative | Operaciones de pensamiento y estrategias de enseñanza: relaciones y complejidad como una alternativa para toma decisiones en la dinámica de los procesos de enseñanza-aprendizaje | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.description.abstracten | Objective: To explore and describe the relationships of Thinking Operations (TO) between themselves and with the Teaching Strategies (TS). Method: a descriptive exploratory study with a quantitative approach. An analysis of relations between Louis Raths’ 13 TO and 20 TS was conducted. The classification of the level of strategy complexity was based on the number of TO mobilized. Results: Between the TO previously required for the mobilization of different operations, observation and criticism were the most common, present in 100% and 91.7% of the analyzed operations, respectively. Project planning or research (25%) and abstracts (16.7%) were the least frequent TO in mobilizing different operations. Interpretation, obtaining and organizing data were the most frequent TO in the 20 teaching strategies analyzed, being required in 85% and 80% of cases respectively, while classification and planning projects or research were present in only 20% of TS. TS classified with high level of complexity were: teaching with research, which included 100% of TO, and environmental studies, which included approximately 69% of the analyzed operations. Brainstorming and directed study mobilized approximately 23% of TO and were classified as TS of low complexity. Of the strategies analyzed, 90% were classified as intermediate or low complexity level. | - |
dc.description.abstractes | Objetivo: explotar y describir las relaciones de las Operaciones de Pensamiento (OP) entre sí y con las Estrategias de Enseñanza (EE). Método: estudio exploratoriodescriptivo, con abordaje cuantitativo. Se realizó el análisis de las relaciones entre las 13 OP de Louis Raths y 20 EE. La clasificación del nivel de complejidad de las estrategias se basó en el número de las OP movilizadas Resultados: Entre las OP exigidas previamente en la movilización de operaciones diferentes, la observación y la crítica fueron las más frecuentes, estando presentes en 100% y 91,7% de las operaciones analizadas, respectivamente. Planeamiento de proyectos o pesquisas (25%) y resumen (16,7%) fueron las OP menos frecuentes en la movilización de operaciones diferentes. Interpretación y obtención y organización de datos fueron las OP más frecuentes en las 20 EE analizadas, siendo exigida en 85% y 80% de los casos, respectivamente; mientras que clasificación y planeamiento de proyectos o pesquisas estaban presentes solamente en 20% de las EE. Las EE clasificadas con alto de nivel de complejidad fueron: enseñar con pesquisas, que contempló 100% de las OP, y estudio del medio, que contempló aproximadamente 69% de las operaciones analizadas. Tempestad cerebral y el estudio dirigido movilizaron aproximadamente 23% de las OP y fueron clasificadas como EE con bajo nivel de complejidad. De las estrategias analizadas, 90% fueron clasificadas con nivel de complejidad intermediario o bajo. | - |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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Operações de pensamento e estratégias de ensino relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem.PDF | 405.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
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