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dc.contributor.authorSilva, Lívia Gomes da-
dc.contributor.authorAlves, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-07T17:04:53Z-
dc.date.available2022-04-07T17:04:53Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSILVA, Lívia Gomes da; ALVES, Marcelo da Silva. O acolhimento como ferramenta de práticas inclusivas de saúde. Rev. APS, v. 11, n. 1, p. 74-84, jan./mar. 2008.-
dc.identifier.issn1809-8363-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6308-
dc.descriptionp. 74-84.-
dc.description.abstractEste trabalho estuda o acolhimento como um marco importante dos serviços de saúde, relacionando-o com a inversão do modelo técnico-assistencial, e enfoca os conhecimentos já produzidos sobre o tema. O estudo de caráter bibliográfico tem como base abordagens que vinculam o acolhimento às relações humanas e à reestruturação do processo de trabalho em saúde. O acolhimento, como nos mostram os dados, é uma estratégia para: reorganização do serviço de saúde, mudança do foco de trabalho da doença para o doente, destaque na importância do trabalho de uma equipe multiprofissional, garantia do acesso universal aos serviços de saúde, alcance de resolutividade dos problemas ou necessidades de saúde, promoção da Humanização na assistência e estímulo à capacitação dos profissionais, fazendo com que estes assumam uma postura acolhedora. A relação do trabalhador com o usuário, o estabelecimento de vínculos, a credibilidade e a confiança entre eles são, aparentemente, conseqüências do acolhimento. Como conclusão do estudo, infere-se que a assistência de saúde humanizada e com qualidade é responsabilidade de toda a equipe multiprofissional e garantida pelo acolhimento como resultado de práticas de saúde a serem executadas antes, durante e após o atendimento.-
dc.publisherRev. APSpt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectUser Embracementpt_BR
dc.subjectHumanização da Assistênciapt_BR
dc.subjectHumanization of Assistancept_BR
dc.subjectEquipe de Assistência ao Pacientept_BR
dc.subjectPatient Care Teampt_BR
dc.titleO acolhimento como ferramenta de práticas inclusivas de saúdept_BR
dc.title.alternativeWelcoming as a tool of inclusive health care practicespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenThis paper looks at “welcoming” as an important marker of health services, relating it with the inversion of clinical care’s technical-service oriented model, and focuses on what is already known about this subject. The bibliographic study is based on approaches that link “welcoming” to human relations and the changing structure of the process of health care service. “Welcoming”, as we see in the data, is a strategy for: reorganization of health care services, a change in the work focus from disease to patient, underlining the importance of multi-professional teamwork, a guarantee of universal access to health services, a resolution of problems or the follow-up of patient needs, a promotion of “humanized” care, and a stimulus in the training of professional staff in taking a welcoming attitude. The relationship between staff and client, the establishment of ties, and the credibility and confidence between them are, apparently, consequences of a welcoming posture. Concluding this study is an inference that “humanized” and quality health care is the responsibility of the whole multidisciplinary team and it is guaranteed by welcoming practices, as a result of care provided before, during and after consultation.-
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