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dc.contributor.authorSouza, Luana dos Reis de-
dc.contributor.authorMartins, Tathiana Silva de Souza-
dc.contributor.authorMaciel, Renata de Oliveira-
dc.contributor.authorDias, Leandro Silva-
dc.contributor.authorGentil, Andréia Bragança-
dc.date.accessioned2022-04-08T17:49:04Z-
dc.date.available2022-04-08T17:49:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1981-8963-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6354-
dc.description2010 maio./jun.;4(esp):1299-303-
dc.description.abstractObjetivo: relatar a experiência de residentes de enfermagem na elaboração de um folheto educativo sobre o diabetes mellitus (DM) tipo 1 para subsidiar a educação em saúde da criança diabética e sua família. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O local escolhido para realização do estudo foi à unidade pediátrica de um hospital universitário. Por tratar-se da descrição de uma prática profissional não foi necessária a submissão ao comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ. Resultados: dividiu-se a elaboração do folheto educativo em dois momentos: I. A Revisão Bibliográfica e II. A Construção do Folheto Educativo. Utilizou-se a filosofia de Paulo Freire, na qual a educação ocorre em uma relação horizontal, dialógica, recíproca e verdadeiramente humana e construiu-se o folheto educativo no formato pergunta/resposta. Conclusão: espera-se, futuramente, avaliar a compreensão da clientela pediátrica diabética e de sua família acerca do conteúdo veiculado pelo folheto para poder adequá-lo e incluí-lo no seu dia a dia.-
dc.publisherRev enferm UFPE on linept_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus, Type 1pt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 1pt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 1pt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEducación en Saludpt_BR
dc.subjectPamphletspt_BR
dc.subjectFolhetospt_BR
dc.subjectFolletospt_BR
dc.subjectPediatric Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.subjectEnfermería Pediátricapt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectAtención de Enfermeríapt_BR
dc.titleThe nursing care of children with type 1 diabetes mellitus: Development of an educational leafletpt_BR
dc.title.alternativeO cuidado de enfermagem junto à criança com diabetes mellitus tipo1: Elaboração de um folheto educativopt_BR
dc.title.alternativeLos cuidados de enfermaría a niños con diabetes mellitus tipo 1: desarrollo de un folheto educativopt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjective: to report the experience of nursing home residents in the development of an educational booklet on diabetes mellitus (DM) type 1 to subsidize the health education of the diabetic child and his family. Methodology: this is a descriptive study of a kind experience report. The environment chosen for the study was the pediatric unit of a university hospital. As this is the description of work experience was not necessary for submission to the Ethics Committee and Research of the University Hospital Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ. Results: split the development of educational pamphlets in two stages: I. The Literature Review and II. Construction of Educational Package. We used the philosophy of Paulo Freire, in which education occurs in a horizontal relationship, dialogic, reciprocal and truly human and built the educational booklet format question / answer. Conclusion: it is expected in future to assess the understanding of pediatric diabetic clients and their families about the content broadcast by the pamphlet in order to adapt it and include it in their day to day.-
dc.description.abstractesObjetivo: presentar la experiencia de residentes en la elaboración de un folleto educativo sobre la diabetes mellitus (DM) tipo 1 para subvencionar la educación para la salud del niño diabético y su familia. Metodología: se realizó un estudio descriptivo de un informe tipo de experiencia. El lugar elegido para el estudio fue la unidad de pediatría de un hospital universitario. Como esta es la descripción de la experiencia de trabajo no era necesario para su presentación a la Comité de Ética del Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ. Resultados: dividir el desarrollo de folletos educativos en dos etapas: I. Revisión de la Literatura y II. Construcción de la Educación de paquetes. Se utilizó la filosofía de Paulo Freire, en el que la educación se produce en una relación horizontal, dialógica, recíproco y verdaderamente humano construyó el formato de folleto educativo pregunta/respuesta. Conclusión: se espera en el futuro para evaluar la comprensión de la diabetes pediátrica clientes y sus familias acerca de los contenidos difundidos por el folleto con el fin de adaptarlo e incluirlo en su día a día.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



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