Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de-
dc.contributor.authorPereira, Eliane Ramos-
dc.contributor.authorSilva, Rose Mary Costa Rosa Andrade-
dc.contributor.authorRocha, Renata Carla Nencetti Pereira-
dc.contributor.authorVallois, Elisabete Correa-
dc.contributor.authorLeão, Diva Cristina Morett Romano-
dc.date.accessioned2022-04-14T12:32:56Z-
dc.date.available2022-04-14T12:32:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1984-0446-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6422-
dc.description2020;73(2):e20180554-
dc.description.abstractObjetivos: Relatar a experiência em estágio-docência na disciplina optativa “Espiritualidade no Campo da Saúde” da grade curricular da graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritivo-reflexiva da aula “o sentido da vida como estratégia de cuidado espiritual na prática da enfermagem”. Para a construção do curso foi utilizado um plano de aula e metodologias ativas. Resultados: A estratégia utilizada na elaboração da aula possibilitou a transmissão e construção do conhecimento de forma objetiva. As reflexões desveladas com alunos evidenciaram a importância do sentido da vida como cuidado espiritual nas práxis da enfermagem para o profissional da saúde e para o ser cuidado. Considerações finais: A aula foi considerada uma experiência exitosa, na medida que o tema proposto foi fundamental para a construção teórico-reflexiva acerca da espiritualidade e sentido da vida como forma de cuidado que transcende os procedimentos técnicos.-
dc.publisherRev Bras Enferm.pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectSpiritualitypt_BR
dc.subjectEspiritualidadpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducation, Nursingpt_BR
dc.subjectEducación en Enfermeríapt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectAtención de Enfermeríapt_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.subjectQuality of Lifept_BR
dc.subjectCalidad de Vidapt_BR
dc.titleEspiritualidade e sentido da vida na educação em enfermagem: relato de experiência no ensinopt_BR
dc.title.alternativeSpirituality and meaning of life in nursing education: report of experience in teachingpt_BR
dc.title.alternativeEspiritualidad y sentido de la vida en la educación en enfermería: relato de experiencia en la enseñanzapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjectives: To report the experience in teaching internship in the elective discipline “Spirituality in the Health Field” of the curriculum of the graduation course in Nursing of Universidade Federal Fluminense. Methods: This is a case report with descriptive-reflexive approach of the class “the meaning of life as spiritual care strategy in the nursing practice”. For the elaboration of the discipline, a lesson plan and active methodologies were used. Results: The strategy used for preparation of the class allowed transmitting and constructing knowledge objectively. The reflections disclosed along with students showed the importance of the meaning of life as spiritual care in nursing practices for the health professional and for the act of being cared for. Final considerations: The class was considered a successful experience, as the theme proposed was essential for the theoretical-reflective construction about spirituality and meaning of life as a form of care that transcends technical procedures.-
dc.description.abstractesObjetivos:Relatar la experiencia en prácticas-docencia en la asignatura electiva “Espiritualidad en el ámbito de la salud” del plan de estudios del grado en Enfermería de la Universidad Federal Fluminense. Métodos: Se trata de un relato de experiencia de enfoque descriptivo-reflexivo de la clase “el sentido de la vida como estrategia de cuidado espiritual en la práctica de la enfermería”. Para la elaboración del curso, se utilizó un plan de clase y metodologías activas. Resultados: La estrategia utilizada en la elaboración de la clase permitió la transmisión y construcción del conocimiento de forma objetiva. Las reflexiones desveladas con los alumnos evidenciaron la importancia del sentido de la vida como cuidado espiritual en las praxis de la enfermería para el profesional de la salud y para el ser cuidado. Consideraciones finales: la clase fue considerada una experiencia exitosa, en la medida en que el tema propuesto fue fundamental para la construcción teórico-reflexiva acerca de la espiritualidad y el sentido de la vida como forma de cuidado que transciende los procedimientos técnicos.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.