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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6423
Title: | Familiares e representações do medo e sofrimento emocional da criança na emergência: reeducação colaborativa no cuidado |
Other Titles: | Family members and representations of fear and emotional distress Of the child in the emergency room: collaborative re-education in care |
Authors: | Cunha, Silvia Helena Oliveira da Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Rocha, Renata Carla Nencetti Pereira |
Keywords: | Relações Familiares Family Relations Estresse Psicológico Stress, Psychological Medo Fear Enfermagem em Emergência Emergency Nursing Criança Hospitalizada Child, Hospitalized |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Archives of Health |
Citation: | PEREIRA, Eliane Ramos et al. Familiares e representações do medo e sofrimento emocional da criança na emergência: reeducação colaborativa no cuidado. Archives of Health, Curitiba, v. 2, n. 6, p. 1530-1549, sep./oct., 2021. |
Abstract: | Problema: Relações entre família e criança hospitalizada no contexto da emergência, reforçam frequentemente a cultura do medo por meio de condutas que a amedrontam demasiadamente, especialmente quando submetidas aos procedimentos dolorosos. Objetivos: analisar representações sociais da família acerca do sofrimento da criança na emergência; identificar a cultura do medo no contexto das representações da família e implicações; elaborar cartilha aos familiares como ferramenta facilitadora na minimização do estresse psicológico da criança. Método: Estudo descritivo, abordagem qualitativa, pautada na Teoria das Representações Sociais, utilizou-se técnicas de evocação livre, entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados foram submetidos à análise de Bardin e classificados em cinco categorias: 1) profissionais de saúde; 2) objetos estranhos; 3) evento indesejável; 4) bactéria e infecção hospitalares e 5) medo da morte da criança. O estudo realizado na emergência pediátrica de um hospital universitário no município de Niterói/RJ e cujos sujeitos foram os familiares que acompanharam as crianças hospitalizadas. Conclusão: Percebe-se no cotidiano da emergência, que crianças sofrem dor emocional, antes da dor física, visto que medo excessivo da criança é culturalmente incentivado e aceito pelas famílias. Desconstruí-lo com educação e reforço positivo é eficaz ferramenta estratégica de promoção da saúde emocional ao binômio criança-família. |
Description: | p. 1530-1549.: il. p&b. |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6423 |
ISSN: | 2675-4711 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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Familiares e representações do medo e sofrimento emocional da criança na emergência reeducação colaborativa no cuidado.pdf | 409.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
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