Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Ana Angélica de Souza-
dc.contributor.authorCabral, Ivone Evangelista-
dc.date.accessioned2022-04-14T16:37:35Z-
dc.date.available2022-04-14T16:37:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFREITAS, Ana Angélica de Souza; CABRAL, Ivone Evangelista. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Escola Anna Nery Rev Enfermagem, v. 12, n. 1, p. 84 – 89, ago. 2008.-
dc.identifier.issn2177-9465-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6435-
dc.descriptionp. 84 - 89.: tab. p&b.-
dc.description.abstractO estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivos identificar e analisar os recursos de comunicação expressos pelo folheto educativo para mediar conteúdos sobre o cuidado à pessoa traqueostomizada. A análise de enunciação proposta por Bardin subsidiou a elaboração do instrumento de coleta de dados. A análise temática levou à identificação de duas categorias: condições de produção da palavra e rodeio pela enunciação. Os recursos de comunicação empregados no folheto atendem em par te as necessidades de aprendizado do leitor. Embora os assuntos sejam apresentados na forma de perguntas, pressupondo um paciente virtual com dúvidas, as respostas são mediadas por linguagens ambíguas (popular e científica). Iniciativas de produção de materiais educativos, que incorporem o paciente como sujeito do conhecimento em situação real, e não virtual, facilitam a mediação de conteúdos, pois a linguagem fica mais próxima do entendimento do leitor e mais aderente à sua realidade.-
dc.publisherEscola Anna Nery Rev Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching Materialspt_BR
dc.subjectTraqueostomiapt_BR
dc.subjectTracheostomypt_BR
dc.titleO cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativopt_BR
dc.title.alternativeCaring patient with tracheotomy: Analyze of an educative leafletpt_BR
dc.title.alternativeEl cuidado a la persona traqueostomizada: Análisis de un folleto educatívopt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenThis descriptive study with qualitative approach had the aims of identifying and analyzing the communication resources expressed by the educative leaflet addressed to people who needs continuous tracheotomy caring. The Bardin’s utterance analyses guided the elaboration of the form applied to collect data. The thematic analyses showed two categories: the production condition of words and the meanings of utterances. The communication resources adopted by the leaflet attended partially the readers’ needs of learning regarding the management of tracheotomy. Although the subjects were presented in the question pattern, based on the idea of virtual readers with doubts, the answers were mediated by ambiguous language (scientific and folks) and uncompleted thoughts. Initiatives of producing educative material, that consider the patient experience and knowledge from real perspective rather than unreal, enhance to mediate a proper contents, because language are closer to the readers understanding and have more adherence to their realities.-
dc.description.abstractesEl estudio es descriptivo con abordaje cualitativa tiene como objetivos identificar y analizar los recursos de comunicación expresos por el panfleto educativo para mediar contenidos sobre o cuidado a la persona portadora de traqueostomía La análisis de enunciación propuesta por Bardin subsidió la elaboración del instrumento de colecta de datos. El análisis temático llevó a la identificación de dos categorías: condiciones de producción de la palabra y rodeo por la enunciación. Los recursos de comunicación empleados en el panfleto atienden en parte las necesidades de aprendizaje del lector. Aunque los asuntos sean presentados en la forma de preguntas, presuponiendo un paciente virtual con dudas, las respuestas son mediadas por lenguajes ambiguas (popular y científica). Iniciativas de producción de materiales educativos, que incorporan el paciente como sujeto del conocimiento en situación real y no virtual, facilitan la mediación de contenidos ya que el lenguaje queda más próximo del entendimiento del lector y más adherente a su realidad.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O cuidado a pessoa traqueostomizada_ analise de um folheto educativo.pdf80.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.